Facebook

Duelo argentino coloca duas realidades à prova nas oitavas da Libertadores

Times de prateleiras diferentes, Talleres e River Plate fazem raro confronto internacional

Ao melhor estilo Davi contra Golias, o futebol argentino viverá uma noite de muita emoção nesta quarta-feira pela Copa Libertadores. Em Córdoba, o modesto Talleres desafia o gigante River Plate pelo jogo de ida das oitavas de final da maior competição de clubes da América do Sul.

Trata-se de um duelo entre um clube que jamais ganhou uma edição sequer da liga nacional e outro que é simplesmente o maior vencedor do país, dono de quatro troféus sul-americanos e uma vez campeão mundial.

Se, de um lado, o Talleres há uma década frequentava a terceira divisão, do outro, o River faz jus ao apelido de ‘El Millonario’, sendo um dos clubes de maior poder financeiro da Argentina e do continente nos últimos anos.

Na hora de a bola rolar, no entanto, nada disso importa. E o que valerá a partir das 21h30 desta quarta-feira é o que Talleres e River Plate vão apresentar dentro das quatro linhas, num confronto imprevisível até o momento. Mais um jogão interessante para quem quiser fazer apostas na Libertadores, com odds que podem surpreender.

Confronto direto

Embora sejam clubes centenários do mesmo país, Talleres e River Plate possuem um histórico relativamente pequeno, com apenas 43 partidas oficiais entre si. O time de Buenos Aires leva vantagem com 20 vitórias, enquanto a equipe de Córdoba venceu 12 vezes e houve ainda 11 empates.

O duelo mais recente aconteceu em março deste ano, com um empate por 2 a 2 no estádio Mario Alberto Kempes, pelo Grupo A da Copa da Liga Argentina. Na temporada passada, os dois clubes se enfrentaram três vezes, com dois triunfos do Talleres (um pelo Campeonato Argentino e outro pela Copa Argentina) e um do River (na Copa da Liga).

Na Libertadores, os argentinos só duelaram duas vezes, ambas na fase de grupos da edição de 2002, com empates por 0 a 0 em Buenos Aires e por 1 a 1 em Córdoba. Naquela ocasião, apenas o River seguiu adiante na competição, terminando com o segundo lugar da chave, mas acabou sendo eliminado pelo Grêmio nas oitavas de final.

Como chega o Talleres para o duelo

Atual vice-campeão argentino, com direito a ter um dos artilheiros da competição, o centroavante uruguaio Michael Santos, com 13 gols, o Talleres disputa a Copa Libertadores apenas pela quarta vez em sua história. Além da já citada edição de 2002, o clube de Córdoba caiu na terceira fase preliminar em 2019 e chegou às quartas de final em 2022, parando em outro time argentino, o Vélez Sarsfield.

Em 2024, o Tallarín, como também é conhecido, fez grande campanha na fase de grupos, com quatro vitórias, um empate e uma derrota, terminando na vice-liderança com a mesma pontuação do São Paulo, o primeiro colocado. O desempate aconteceu no número de gols sofridos, já que os brasileiros levaram apenas três, enquanto os argentinos, seis. Ambos balançaram as redes adversárias dez vezes cada.

A única derrota do Talleres, inclusive, foi para o Tricolor Paulista no Morumbi, na sexta e última rodada, quando os dois já tinham a classificação garantida e os argentinos precisavam apenas do empate para avançar com o primeiro lugar do Grupo B, o que não aconteceu.

Os grandes destaques da equipe na atual temporada são o centroavante Federico Girotti, autor de nove gols em 32 jogos, e o ponta-esquerda Ramón Sosa, que marcou sete vezes e deu seis assistências em 22 partidas. Dois desfalques importantes devido a lesões são dos meias Marcos Portillo e Rubén Botta, ambos com quatro gols e seis passes decisivos para seus companheiros.

Como vem o River Plate para o confronto

Com um elenco muito mais robusto e acostumado a grandes decisões, o River chega como favorito para o duelo e com uma grande notícia: o retorno do técnico Marcelo Gallardo, responsável pela era vencedora do clube entre 2014 e 2021, com direito a duas Libertadores no período, em 2015 e 2018. Ele havia deixado o país em 2022 para treinar o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e agora retorna para recolocar o time no trilho das conquistas internacionais.

Atual e maior campeão argentino, com 38 troféus, o River Plate teve a melhor campanha geral da fase de grupos, com cinco vitórias e um empate. Foram 12 gols marcados e apenas três sofridos, somando o maior saldo da competição ao lado do Palmeiras, que anotou 14 bolas na rede e levou cinco.

A grande força dos Millonarios está dentro de casa, com três triunfos por 2 a 0 jogando no Monumental de Nuñez nesta edição da Libertadores. Este pode ser, inclusive, um trunfo na busca pelo pentacampeonato, já que a Conmebol escolheu Buenos Aires para sediar a final do torneio neste ano e o estádio do River é cotado como favorito entre as opções.

Em campo, os dois jogadores que têm feito a diferença na atual temporada ficarão de fora, machucados. Com incríveis 25 gols em 29 jogos, o centroavante colombiano Miguel Borja é o nome da equipe no ano. Assim como ele, o atacante Facundo Colidio, autor de 11 gols nas mesmas 29 partidas também está fora do duelo.

Com isso, o meia Nacho Fernández e o ponta-direita Pablo Solari devem assumir o protagonismo no time titular. O primeiro tem oito assistências e um gol, enquanto o outro marcou cinco vezes e deu mais cinco passes açucarados aos seus companheiros.

Odds para o duelo

Vitória do Talleres: 3,14
Vitória do River Plate: 2,37
Empate: 3,10

Últimas notícias

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner