Facebook

Rodada 23: Botafogo e Fortaleza disparam na ponta, Corinthians e Flu se complicam

Nove jogos agitaram o Brasileirão 2024 no fim de semana; Vitória x Cruzeira completam a programação nesta segunda

Ainda com uma partida a ser disputada nesta segunda-feira, a 23ª rodada do Campeonato Brasileiro teve de tudo um pouco até aqui: goleada em clássico, lei do ex, gol no último lance, polêmica de arbitragem e fim de um longo jejum.

Entre clássicos regionais, brigas diretas para fugir do rebaixamento ou o sonho da liderança, o movimentado fim de semana consolidou o bom momento de duas equipes nas primeiras posições da tabela e também viu dois gigantes do futebol nacional se complicarem na luta contra o rebaixamento.

Com tantos ingredientes em jogo, não faltou emoção também nas apostas do Brasileirão, com alguns resultados surpreendentes e outros que apenas confirmaram o que já era esperado. Confira agora o resumão da rodada!

Grêmio 0x2 Bahia

Abrindo a rodada do fim de semana, o Grêmio recebeu o Bahia no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, e acabou derrotado diante de sua torcida com direito a lei do ex em dose dupla. Atleta do Tricolor Gaúcho entre 2019 e 2023, o atacante Thaciano foi o craque do jogo, sendo o autor dos dois gols do Tricolor Baiano.

Com nota de 8,7 no Sofascore, ele garantiu não apenas os três pontos à equipe de Salvador, como também um avanço de duas posições na tabela, atingindo a quinta colocação. Já o Grêmio, ainda com dois jogos a menos na competição, viu chegar ao fim uma sequência de três vitórias e deixou escapar a chance de colar na zona de classificação para a Copa Sul-Americana.

Atlético-MG 1×1 Cuiabá

Mais uma vez neste Brasileirão, o Galo não conseguiu embalar e perdeu nova chance de diminuir a distância para o G6. Enfrentando o penúltimo colocado do campeonato dentro de casa, a equipe mineira não fez valer a presença de sua torcida e não passou de um empate com o Cuiabá, mesmo depois de abrir o placar.

Os dois gols da partida foram marcados de pênalti: Igor Gomes colocou os alvinegros na frente aos 11 minutos e Isidro Pitta empatou já na reta final da primeira etapa, aos 44 minutos. O nome da partida foi o lateral-direito Marllon, responsável por sofrer o pênalti que deu origem ao gol dos matogrossenses. Ele também ganhou todos os sete duelos que disputou, três no chão e quatro pelo alto.

Com desempenho abaixo do esperado, o Galo ocupa o oitavo lugar, a oito pontos da zona de classificação para a Libertadores, porém com dois jogos a menos, enquanto o Cuiabá fica a quatro pontos do Corinthians, o primeiro clube fora da zona de rebaixamento, mas também com duas partidas ainda a cumprir.

Bragantino 1×2 Fortaleza

E o Campeonato Brasileiro de 2024 tem um vice-líder ainda mais forte na briga pela ponta. Jogando fora de casa, o Fortaleza não se intimidou com a força do Red Bull Bragantino no interior paulista e conquistou sua quarta vitória consecutiva, colocando-se de vez na disputa pelo título.

O Leão tem agora quatro pontos de vantagem para o terceiro colocado, está um atrás do Botafogo, mas tem um jogo a menos que as duas equipes. Ou seja, basta uma vitória nesse compromisso restante para assumir o primeiro lugar da competição. Por sua vez, a equipe de Bragança Paulista chega ao quarto jogo seguido sem vencer e ocupa a modesta 12ª posição.

Os responsáveis pelo importante triunfo do Tricolor Cearense foram o meia Pochettino e o atacante Breno Lopes, que marcou o gol da vitória aos 45 minutos do segundo tempo. Lincoln, de pênalti, havia empatado para o Bragantino ainda na primeira etapa. No entanto, o craque do jogo foi o goleiro João Ricardo, com sete defesas.

Fluminense 0x0 Corinthians

No clássico dos desesperados, ninguém saiu contente do Maracanã. Precisando urgentemente da vitória, Fluminense e Corinthians fizeram um jogo tecnicamente muito fraco e que de certa forma justifica o momento ruim de ambas as equipes no Brasileirão. Não à toa, os seis jogadores com melhor nota atuam em posições de defesa, sendo o volante corintiano Charles o mais avançado eles.

Apesar de tudo isso, o Timão, com o ponto conquistado fora de casa, conseguiu sair da zona de rebaixamento por pelo menos algumas horas, já que o Vitória recebe o Cruzeiro nesta segunda-feira e pode ultrapassar o alvinegro paulista novamente com uma vitória. Já o Flu seguirá no Z4, mas tem um jogo a menos e mantém viva a esperança de se livrar do perigo.

Atlético-GO 1×0 Internacional

O jejum goiano chegou ao fim! Depois de 13 partidas sem vitória no Brasileirão e 15 no total, contando com a Copa do Brasil, o Atlético-GO voltou a somar três pontos no campeonato. O herói do Dragão foi o venezuelano Jan Hurtado, que saiu do banco de reservas ainda no primeiro no tempo e marcou o gol salvador aos 23 da etapa final. O goleiro Ronaldo teve a maior nota do jogo, um 8,7, após executar pelo menos seis defesas.

Os rubro-negros permanecem na lanterna da competição e em situação muito delicada. Já o Inter segue no meio de tabela, na 13ª posição, mas com quatro partidas a menos, o que o poderia colocar na briga pelo G6 em caso de quatro vitórias.

Criciúma 2×2 Vasco

Em um dos jogos mais movimentados e emocionantes do fim de semana, Criciúma e Vasco proporcionaram muita emoção aos seus torcedores. Jogando em casa, os catarinenses abriram o placar com Yannick Bolasie logo aos 6 minutos. Os cariocas viraram ainda no primeiro tempo com David e Ryan, mas Bolasie buscou o empate para o Tigre aos 49 da segunda etapa. Com isso, o camisa 11 recebeu nota de 8,7 e foi eleito o melhor em campo. Os aurinegros se mantêm na 14ª posição, enquanto os cruzmaltinos estacionam no 10º lugar.

Palmeiras 2×1 São Paulo

No Allianz Parque, o clássico Choque-Rei teve muita emoção, polêmicas e confusão. Os palmeirenses reclamaram de um gol anulado e um pênalti não marcado no segundo no segundo, enquanto os são-paulinos esquentaram o clima após Luciano marcar um gol e comemorar chutando a bandeira do rival, como já havia feito contra o Corinthians na Neo Química Arena.

No final, os donos da casa prevaleceram por 2 a 1, com dois gols de Flaco López, o segundo no último lance da partida, aos 57 minutos do segundo tempo. O centroavante argentino foi o craque do jogo, com nota de 8,9.

A vitória devolve aos alviverdes a terceira posição na tabela, a cinco pontos do líder Botafogo. Já o Tricolor cai do quinto para o sexto lugar e ainda pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro nesta segunda.

Athletico-PR 1×2 Juventude

E o Juventude segue aprontando na temporada 2024. Classificado para as quartas de final da Copa do Brasil e com uma campanha digna até aqui no Brasileirão, a equipe de Caxias do Sul visitou o Athletico-PR e levou para casa os três pontos na bagagem. Yan Souto e Nenê marcaram para o Verdão, enquanto Nikão deixou o dele para os rubro-negros e teve o melhor desempenho em campo, com avaliação de 8,1.

O Furacão cai uma posição e agora é o nono colocado, enquanto o Juve avança do 13º para o 11º lugar, entrando na zona da Sul-Americana.

Botafogo 4×1 Flamengo

Fechando a rodada de domingo, o Clássico da Rivalidade colocou frente a frente duas equipes que brigam na parte de cima da tabela e, pela primeira vez na era dos pontos corridos, o Botafogo venceu o Flamengo nos dois turnos do Brasileirão. Depois da vitória por 2 a 0 em abril, no Maracanã, desta vez os alvinegros aplicaram uma goleada por 4 a 1 no Engenhão. E caberia mais.

Mateo Ponte, Igor Jesus e Matheus Martins, duas vezes e dono de uma nota de 8,8, foram os autores dos gols botafoguenses, enquanto Bruno Henrique havia empatado o jogo para o Fla ainda no primeiro tempo.

O Fogão segue como líder do campeonato, mas está apenas um ponto à frente do Fortaleza e com um jogo a mais do que a equipe cearense. Já o Flamengo cai para a quarta posição, distante a cinco pontos do rival carioca, mas também com uma partida a realizar, podendo diminuir essa desvantagem.

Últimas notícias

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner