Facebook

Diante do Botafogo, Palmeiras tenta manter escrita recente na Libertadores

Desde 2018, o Verdão não sabe o que é ser eliminado antes das quartas de final da competição

Atual campeão brasileiro e dono de três títulos da Copa Libertadores da América, o Palmeiras terá um grande desafio contra o Botafogo nesta quarta-feira. Precisando reverter a vantagem construída pelos cariocas no Rio de Janeiro com uma vitória por 2 a 1, o alviverde paulista colocará à prova seu ótimo retrospecto na competição nos últimos seis anos.

Desde 2018, o Verdão sempre superou a fase de oitavas de final. Nesse período, o clube levantou a taça duas vezes, em 2020 e 2021, chegou em outras três semifinais e caiu nas quartas em uma oportunidade. A última vez que ficou ainda na primeira etapa do mata-mata foi em 2017, quando acabou surpreendido pelo Barcelona (EQU) e foi eliminado nos pênaltis.

Em busca de um inédito tetracampeonato para o futebol brasileiro na principal competição de clubes da América do Sul, o Palmeiras contará com o apoio de sua torcida no Allianz Parque e também com parte do favoritismo para a vitória no jogo da volta. Porém, quando o assunto é classificação, o Botafogo é quem aparece mais cotado nas apostas da Libertadores, mas com uma pequena margem.

De todo modo, o jogo vale muito para as duas equipes, que têm protagonizado uma das mais novas grandes rivalidades do futebol nacional desde o ano passado. Quem avançar, sabe que terá um tricampeão pela frente, já que o próximo adversário sairá do duelo entre São Paulo e Nacional (URU).

Para os alvinegros, a classificação significaria igualar sua melhor campanha em mais de 50 anos. Disputando o torneio apenas pela sexta vez, o Fogão chegou às quartas de final em 2017, naquela que havia sido sua última participação. Antes disso, foi semifinalista em 1963 e 1973, chegou às oitavas em 1996 e não passou da fase de grupos em 2014.

Ficha técnica

Palmeiras x Botafogo – Oitavas de final da Copa Libertadores 2024 (volta)

Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)

Data e horário: quarta-feira, 21 de agosto, às 21h30 (Brasília)

Transmissão: TV Globo e ESPN Brasil.

Confronto direto

Agora com 105 partidas oficiais disputadas, o Botafogo diminuiu um pouco a vantagem do Palmeiras, chegando a 32 vitórias, 33 empates e 40 derrotas. O clube paulista também marcou mais gols, 155 a 131.

Neste ano, as duas equipes se enfrentaram apenas duas vezes, e o time da Estrela Solitária venceu ambas, por 1 a 0 no primeiro turno do Brasileirão e por 2 a 1 no jogo de idade das oitavas de final da Libertadores.

Vale ressaltar ainda que o Palmeiras venceu apenas um dos últimos três jogos em casa contra o rival, aplicando uma goleada por 4 a 0 no Campeonato Brasileiro de 2022. No ano anterior, as equipes empataram por 1 a 1, enquanto na temporada passada os cariocas venceram pelo placar mínimo também pela competição nacional.

Em Libertadores, este será o quinto duelo entre as equipes. Além do jogo na semana passada, houve três confrontos na edição de 1973, dois pela fase de grupos (com uma vitória para cada lado) e outro como desempate, já que ambos terminaram com o mesmo número de pontos e apenas o primeiro colocado avançava para um novo triangular semifinal. Nesse tira-teima, o Botafogo triunfou por 2 a 1 no Rio de Janeiro e seguiram adiante no torneio.

Como chega o Palmeiras para o jogo

Desfalques certos

  • Piquerez (lesão no joelho)
  • Mayke (incômodo na panturrilha)
  • Dudu (incômodo na panturrilha)
  • Bruno Rodrigues (lesão no joelho)

Provável escalação

Weverton; Agustín Giay; Gustavo Gómez, Murilo, Vanderlan; Aníbal Moreno, Richard Ríos (Zé Rafael), Raphael Veiga, Lázaro; Estêvão e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.

A vitória no clássico contra o São Paulo, com um gol no último lance da partida, foi um impulso fundamental para que o Palmeiras chegue em alta nesta decisão. Afinal, a equipe não vinha em bom momento, com apenas uma vitória nos sete jogos mais recentes, incluindo quatro derrotas e dois empates, além de uma eliminação para o Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Hoje ocupando a terceira posição no Brasileiro, o Verdão tem apenas a Libertadores como competição de mata-mata para disputar até o fim do ano e aposta suas fichas pelo tetracampeonato. A boa notícia para o jogo de quarta-feira é o retorno do volante Richard Ríos, que cumpriu suspensão na partida de ida na semana passada.

Como vem o Botafogo para a partida

Desfalques certos

  • Rafael (fratura na patela)
  • Eduardo (lesão na coxa)
  • Matheus Nascimento (lesão na coxa)
  • Jeffinho (lesão na coxa)
  • Júnior Santos (fratura na tíbia)
  • Damián Suárez (afastado)

Provável escalação

John; Mateo Ponte, Bastos, Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas, Luiz Henrique e Thiago Almada; Savarino e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.

O clima não poderia ser melhor para o Botafogo às vésperas de uma decisão como essa. Além de jogar pelo empate na capital paulista, os alvinegros vêm embalados após aplicarem uma sonora goleada por 4 a 1 sobre o arquirrival Flamengo pelo Brasileirão.

As duas vitórias recentes serviram para abafar uma oscilação que deixou a torcida preocupada, com direito a eliminação para o Bahia na Copa do Brasil. Recuperado e cheio de moral, o Fogão, que também é o líder do principal campeonato do país, deve repetir o time titular que foi a campa contra o Palmeiras no primeiro jogo.

Odds para o duelo

Vitória do Palmeiras: 1,81
Vitória do Botafogo: 4,75
Empate: 3,33

Classificação do Palmeiras: 2,25
Classificação do Botafogo: 1,57

Últimas notícias

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner