Três duelos entre Brasil e Argentina vão esquentar a semana decisiva da Copa Sul-Americana. Precisando de resultados diferentes, Fortaleza, Athletico-PR e Cruzeiro enfrentam rivais do país vizinho para tentar alcançar as quartas de final da competição.
O Leão e o Cabuloso têm a missão de ganhar jogando em casa, enquanto o Furacão precisa de apenas um empate em território adversário para selar a vaga à próxima fase.
Nesse cenário, as cotações de apostas da Sul-Americana apontam o favoritismo de Fortaleza e Athletico, enquanto o Cruzeiro é visto como um azarão diante do Boca. Para entender melhor cada situação e fazer seu palpite de maneira informada, confira tudo sobre esses três duelos que vão mexer com a emoção dos torcedores e apaixonados pelo futebol.
Fortaleza x Rosario Central
Ficha técnica
Fortaleza x Rosario Central (ARG) – Oitavas de final da Copa Sul-Americana 2024 (volta)
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data e horário: quarta-feira, 21 de agosto, às 19h (Brasília)
Transmissão: ESPN Brasil e Disney+
Desfalques certos
Fortaleza: Calebe (lesão muscular) e Marinho (lesão muscular)
Rosario Central: Marco Rúben (lesão), Campaz (suspenso) e Módica (lesão no joelho)
Prováveis escalações
Fortaleza: João Ricardo; Brítez (Tinga), Kuscevic, Cardona e Bruno Pacheco; Matheus Rossetto, Pedro Augusto, Moisés (Píkachu), Pochettino e Breno Lopes; Renato Kayzer. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Rosario Central: Jorge Broun; Emanuel Coronel, Carlos Quintana, Facundo Mallo e Sández; Ibarra, Mauricio Martínez e Jonathan Gómez; Lovera, Solari e Tobías Cervera (Copetti). Técnico: Matías Lequi.
Confronto direto
Esta será apenas a segunda vez na história do futebol que Fortaleza e Rosario Central se enfrentarão, depois do empate por 1 a 1 na semana passada, na Argentina. Apesar disso, são duas equipes que já chegaram longe em torneios continentais. Os Hermanos foram campeões da extinta Copa Conmebol de 1995, além de outro vice em 1998, enquanto o Tricolor foi finalista da própria Sul-Americana no ano passado, perdendo o título para a LDU (EQU) nos pênaltis.
Como chegam as equipes
O momento do Fortaleza não poderia ser melhor, acumulando dez jogos de invencibilidade entre Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. A última derrota do Leão foi no começo de julho para o Vasco, no Rio de Janeiro. De lá para cá, a equipe venceu oito partidas e empatou apenas duas, chegando à vice-liderança da competição nacional e se credenciando fortemente para uma vaga nas quartas do torneio continental.
Sem os lesionados Juan Martín Lucero e Marinho, autor do gol no jogo de ida contra o Rosario, o time comandado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda tem como principal referência o experiente Yago Pikachu, vice-artilheiro tricolor na Sula com quatro gols e uma assistência. Ele fica atrás apenas do próprio Lucero, que balançou as redes seis vezes em cinco partidas.
Já o Rosario Central vive um momento bem diferente dos brasileiros, ocupando a modesta 13ª colocação no Campeonato Argentino. Vindo dos playoffs após ter sido eliminado na fase de grupos da Libertadores com um terceiro lugar, os Canallas estão a três jogos sem vencer, com direito a uma eliminação nas quartas de final da Copa Santa Fé.
A grande dor de cabeça do técnico Matías Lequi é a ausência do centroavante Agustín Módica, artilheiro da equipe na temporada com sete gols, que sofreu uma grave lesão no joelho e ficará meses fora dos gramados.
Odds
Vitória do Fortaleza: 1,64
Vitória do Rosario Central: 6,33
Empate: 3,50
Classificação do Fortaleza: 1,31
Classificação do Rosario Central: 3,20
Belgrano x Athletico-PR
Ficha técnica
Belgrano (ARG) x Athletico-PR – Oitavas de final da Copa Sul-Americana 2024 (volta)
Local: Estádio Mario Alberto Kempes, Córdoba, Argentina
Data e horário: quinta-feira, 22 de agosto, às 19h (Brasília)
Transmissão: Paramount+
Desfalques certos
Belgrano: Matías Marín (lesão no pé), Matias Daniele (lesão no joelho), Lucas Passerini (lesão no joelho) e Ulises Sánchez (lesão no joelho).
Atlhetico-PR: Léo Linck (lesão no tornozelo)
Prováveis escalações
Belgrano: Chicco; Rébola, Moreno e Meriano; Barinaga, Quignon, Esteban Rolón e Velazquez; Francisco Metilli; Nicolás Fernández e Franco Jara. Técnico: Juan Cruz Real.
Atlhetico-PR: Mycael; Erick, Kaique Rocha, Thiago Heleno, Esquivel; Fernandinho, Christian, Zapelli; Canobbio, Cuello, Mastriani. Técnico: Martín Varini.
Confronto direto
Assim como o duelo entre Fortaleza e Rosário Central, as equipes do Belgrano e Atlhetico-PR nunca havia se enfrentado até a última semana. No jogo de ida da atual edição da Sul-Americana, o Furacão venceu por 2 a 1, precisando arrancar uma virada depois de sofrer um gol com menos de um minuto de jogo. Agora, joga pelo empate na casa dos adversários para seguir em busca de um inédito tricampeonato na competição.
Como chegam as equipes
Apenas o 11º colocado no Campeonato Argentino, o Belgrano está há quase um mês sem vencer, com dois empates e duas derrotas nas últimas quatro partidas, somando todas as competições. Líderes do Grupo C na primeira fase, os argentinos disputam a Sul-Americana apenas pela terceira vez, tendo como melhor campanha as oitavas de final em 2016. Portanto, uma eventual classificação nesta quinta-feira terá um peso histórico para o clube.
Já o Athletico vive momento ruim no Brasileirão, com três derrotas e um empate nos últimos quatro jogos, ocupando no momento o nono posto na tabela de classificação.
A equipe não contará com o goleiro titular Léo Linck, que será substituído pelo inexperiente Mycael, de apenas 20 anos e que disputou apenas três partidas como profissional, todas na atual edição do Campeonato Brasileiro, tendo sofrido somente um gol.
Odds
Vitória do Belgrano: 2,66
Vitória do Athletico-PR: 2,66
Empate: 3,25
Classificação do Belgrano: 3,50
Classificação do Athletico-PR: 1,26
Cruzeiro x Boca Juniors
Ficha técnica
Cruzeiro x Boca Juniors (ARG) – Oitavas de final da Copa Sul-Americana 2024 (volta)
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data e horário: quinta-feira, 22 de agosto, às 21h30 (Brasília)
Transmissão: Paramount+
Desfalques certos
Cruzeiro: Álvaro Barreal (entorse no joelho)
Prováveis escalações
Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo, Marlon; Walace, Romero (Matheus Henrique), Matheus Pereira; Arthur Gomes, Lautaro Díaz (Dinneno) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra.
Boca Juniors: Sergio Romero; Advíncula, Medel, Cristian Lema, Marcos Rojo, Blanco; Cristian Medina, Pol Fernández, Kevin Zenón; Miguel Merentiel e Edinson Cavani. Técnico: Diego Martínez.
Confronto direto
Em 15 jogos já realizados entre Cruzeiro e Boca, os argentinos venceram sete, perderam quatro e empataram outros quatro, tendo marcado 16 gols e sofrido 12. Na semana passada, as duas equipes se enfrentaram pela primeira vez na Copa Sul-Americana, e os Xeneizes levaram a melhor na Bombonera por 1 a 0, gol do artilheiro uruguaio Edinson Cavani.
Como chegam as equipes
Depois de anos conturbados, um rebaixamento inédito e três anos amargando a Série B, o Cruzeiro parece enfim ter se reencontrado e faz uma boa temporada em 2024. Vice-campeão mineiro e atual sétimo colocado na Série A do Brasileirão, o Cabuloso volta a disputar uma competição internacional em busca de um troféu que ainda não tem em sua galeria.
O retrospecto recente, porém, não é muito animador, com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, além de dois empates e duas derrotas. A equipe também tentará sua primeira vitória contra o Boca em 27 anos. Desde 1997, foram cinco jogos, com quatro derrotas e um empate.
Os argentinos, por sua vez, não fazem uma de suas melhores temporadas, ocupando a modesta oitava colocação no Campeonato Argentino. No entanto, já são 11 jogos invictos, somando todas as competições, com seis triunfos e cinco empates.
Odds
Vitória do Cruzeiro: 2,00
Vitória do Boca Juniors: 4,00
Empate: 3,20
Classificação do Cruzeiro: 2,65
Classificação do Boca Juniors: 1,43