Quase um depois de se enfrentarem na semifinal, Corinthians e Fortaleza ficarão frente a frente mais uma vez pela Copa Sul-Americana. Em 2024, o duelo será válido pelas quartas de final, mas sem dúvidas terá um gostinho de revanche para os paulistas, que acabaram eliminados pelos cearenses naquela ocasião.
Para chegarem a este novo confronto, as duas equipes precisaram passar por testes bem diferentes e o Timão viu a eliminação bem de perto antes de carimbar vaga para a próxima fase.
Fato é que agora o Brasil já tem garantido ao menos uma equipe na semi da atual edição do torneio e terá a chance de colocar um representante na decisão pelo quarto ano consecutivo. Muita emoção e oportunidades nas apostas da Sul-Americana estão por vir para quem é apaixonado pelo esporte mais popular do planeta.
Corinthians (5)1×2(4) Red Bull Bragantino
Depois de vencer a partida de ida por 2 a 1 em Ribeirão Preto, com mando do Red Bull Bragantino, o Corinthians chegou para o jogo de volta, na Neo Química Arena, como amplo favorito. Afinal, a equipe precisava apenas de um empate em casa para avançar na competição.
Tudo ficou ainda melhor depois que Rodrigo Garro abriu o placar para o Timão, ainda no primeiro tempo, deixando os alvinegros ainda mais perto da classificação. Porém, em apenas quatro minutos, toda a vantagem corintiana ruiu e o Massa Bruta conseguiu o que ninguém mais acreditava ser possível, virando o jogo com Eduardo Sasha e Luan Cândido para levar a decisão às penalidades.
A situação do Corinthians ficou ainda mais dramática quando André Ramalho mandou sua cobrança por cima e viu o Bragantino abrir frente no contador. A equipe do interior paulista esteve duas vezes a apenas um gol de fechar a série e garantir a classificação, mas parou no goleiro Hugo Souza, que defendeu as três últimas batidas dos adversários e se consagrou como o herói alvinegro em Itaquera.
Não à toa, o arqueiro camisa 22 terminou com a melhor nota da noite no Sofascore, avaliado em 8,1, mesmo com os dois gols sofridos no tempo normal. Nos 90 minutos, ele executou cinco defesas ao todo, três delas dentro da área e registrou 71% de bolas salvas.
Maiores notas
Hugo Souza (Corinthians) – 8,1
Luan Cândido (Red Bull Bragantino) – 8,0
Rodrigo Garro (Corinthians) – 7,8
Fortaleza 3×1 Rosario Central
Um dia depois, na quarta-feira, foi a vez da Arena Castelão ficar lotada para assistir ao duelo entre Fortaleza e Rosario Central (ARG). As duas equipes haviam empatado na Argentina na semana passada e quem vencesse seguiria adiante.
Depois de um primeiro tempo sem gols, o Leão sofreu um baita susto no início da segunda etapa, quando o zagueiro Facundo Mallo abriu o placar para os visitantes logo aos três minutos. Naquele momento, era necessário no mínimo o empate para levar a decisão aos pênaltis, mas o Fortaleza fez muito mais do que isso.
Embalado por mais uma noite inspirada de Yago Pikachu, o Tricolor Cearense foi atrás da virada e venceu por 3 a 1: o camisa 22 primeiro deu assistência para Lucero deixar tudo igual, depois marcou o seu e ainda participou diretamente da jogada do tento final de Lucas Sasha, já aos 47 da etapa final. Pikachu foi o único jogador a receber nota acima da casa dos sete, obtendo um 8,1 do Sofascore.
Vice-campeão da Sul-Americana no ano passado e atual segundo colocado no Brasileirão com um jogo a menor, a equipe do Ceará volta às quartas de final do torneio continental e entra de vez na briga por dois títulos inéditos nestes meses finais de temporada.
Maiores notas
Yago Pikachu (Fortaleza) – 8,1
Lucas Sasha (Fortaleza) – 7,7
Tinga (Fortaleza) – 7,5