Facebook

Rodada 24 do Brasileirão: duelos no sul do país revivem decisões do passado

Criciúma e Grêmio decidiram a Copa do Brasil de 1991, enquanto Internacional e Cruzeiro disputaram o título do Brasileirão em 1975

A 24ª rodada do Campeonato Brasileiro reserva emoções especiais para os torcedores, especialmente no sul do país, onde dois confrontos históricos prometem agitar o domingo.

Em Santa Catarina, Criciúma e Grêmio se reencontram para reviver um dos clássicos que marcou o futebol nacional no início dos anos 90. A memória da final da Copa do Brasil de 1991, em que os dois clubes se enfrentaram em uma disputa acirrada, volta à tona, trazendo consigo uma rivalidade adormecida com o passar das últimas décadas.

Enquanto isso, em Porto Alegre, outro grande embate está marcado para o fim de semana. Internacional e Cruzeiro, dois gigantes do futebol brasileiro, se enfrentam novamente em um duelo que remete à decisão do Campeonato Brasileiro de 1975.

Com o passado ecoando nos gramados, a rodada promete mais do que apenas pontos em disputa, mas também possibilidades variadas de apostas no Brasileirão, com odds e opções para todos os perfis de palpiteiros.

Criciúma x Grêmio

Ficha técnica

Criciúma x Grêmio – Campeonato Brasileiro 2024 (24ª rodada)

Local: Estádio Heriberto Hulse, Criciúma (SC)

Data e horário: domingo, 25 de agosto, às 16h (Brasília)

Transmissão: Premiere

Criciúma

Desfalques:

  • Wilker Ángel (lesão no joelho)

Provável escalação: Gustavo; Claudinho, Rodrigo Fagundes, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Higor Meritão e Newton; Marquinhos Gabriel (Arthuer Caíke), Fellipe Mateus e Matheusinho; Bolasie. Técnico: Cláudio Tencatti.

Grêmio

Desfalques:

  • Du Queiroz (fratura no dedo)

Provável escalação: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely (Kanemann), Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Pepê) e Cristaldo (Monsalve); Soteldo, Pavon e Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi.

Confronto direto

Clássico regional com 36 anos de história, o duelo entre Criciúma e Grêmio é marcado pelo amplo domínio dos gaúchos, que venceram 15 dos 30 jogos já realizados, com outras oito derrotas e sete empates.

Porém, o confronto mais icônico dessa rivalidade foi vencido pelos catarinenses, que em 1991 levantaram o troféu da Copa do Brasil em cima do Imoral após os empates por 1 a 1 em Porto Alegre e 0 a 0 em Criciúma, levando a melhor pelo gol marcado fora. O técnico catarinense na época era o gaúcho Luiz Felipe Scolari, que anos depois faria história treinando o próprio Grêmio.

Quase metade dos encontros entre as duas equipes foi disputada no Brasileirão, com 14 partidas na maior competição do país. Novamente, o Grêmio é quem lidera as estatísticas, com nove triunfos, quatro reveses e apenas um empate.

Vale lembrar que as duas equipes não se enfrentam pela Série A há exatos dez anos, já que a partida do primeiro turno desta temporada precisou ser adiada e ainda não foi realizada. Desde os confrontos de 2014, os times se encontraram novamente na Copa do Brasil, desta vez com vitória gremista nos pênaltis, na terceira fase da edição 2015. Já em 2022, houve dois duelos pela segunda divisão nacional, com um empate e uma vitória do Tigre.

Como chegam as equipes

Vivendo uma campanha de altos e baixos, sem conseguir emendar uma sequência de bons resultados, o Criciúma ao menos tem conseguido se manter longe da zona da confusão, frequentando o meio de tabela sem muitos sustos. Com dois jogos a menos, a equipe é a 14ª colocada e está tão perto de uma vaga na Sul-Americana quanto de um lugar no Z4.

Já o Grêmio vem de duas decepções consecutivas em competições eliminatórias, sendo derrotado nos pênaltis nas oitavas de final da Copa do Brasil pelo Corinthians e da Libertadores pelo Fluminense. Agora sem nenhum outro torneio para dividir suas atenções, o Tricolor Gaúcho foca de vez no Brasileirão e terá força máxima para encarar o Tigre.

Odds

Vitória do Criciúma: 2,45

Vitória do Grêmio: 2,90

Empate: 3,25

Internacional x Cruzeiro

Ficha técnica

Internacional x Cruzeiro – Campeonato Brasileiro 2024 (24ª rodada)

Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)

Data e horário: domingo, 25 de agosto, às 19h (Brasília)

Transmissão: Premiere

Internacional

Desfalques:

  • Fabrício (lesão na tíbia)
  • Wanderson (lesão no tornozelo)
  • Alan Patrick (estiramento no joelho)

Provável escalação: Rochet; Bruno Gomes, Vitão (Rogel), Mercado e Bernabei; Thiago Maia, Bruno Henrique, Bruno Tabata, Gabriel Carvalho e Wesley; Borré. Técnico: Roger Machado.

Cruzeiro

Desfalques:

  • Matheus Pereira (suspenso)
  • Gabriel Veron (lesão na coxa)
  • Rafa Silva (lesão no joelho)

Provável escalação: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Walace, Lucas Romero, Matheus Henrique e Barreal; Lautaro Díaz (Arthur Gomes) e Dinenno. Técnico: Fernando Seabra.

Confronto direto

Com 85 jogos já realizados na história, Internacional e Cruzeiro tem um retrospecto de puro equilíbrio, com 31 vitórias coloradas, 29 celestes e outro 25 empates. A diferença de gols é só de uma bola na rede, com 107 dos gaúchos e 106 dos mineiros. Em Campeonatos Brasileiros, é a Raposa que lidera o histórico, com 24 vitórias, 21 empates 22 derrotas em 67 partidas.

Também com jogo remarcado do primeiro turno, os dois times vão se enfrentar duas vezes seguidas, primeiro neste domingo em Porto Alegre e depois na quarta-feira em Minas Gerais. No ano passado, houve um empate sem gols no Beira-Rio, enquanto o Inter venceu por 2 a 1 no Mineirão.

Como chegam as equipes

Já eliminado de todas as outras competições, o Internacional teve semana livre para trabalhar e se preparar para o jogo. A equipe gaúcha é que a menos entrou em campo neste Brasileirão, com quatro jogos a menos do que a maioria dos clubes, devido às enchestes de maio no Rio Grande do Sul que paralisaram todas as atividades do clube. Mesmo assim, o Colorado é o 13º colocado e pode entrar até na briga pelo G6 se aproveitar os compromissos que tem a cumprir.

Por sua vez, o Cruzeiro chega desgastado, mas com moral após eliminar o poderoso Boca Juniors nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, na decisão por pênaltis. No torneio nacional, o Cabuloso está no sétimo lugar e tem um jogo a menos, podendo entrar de vez na disputa por uma vaga no G4.

Odds

Vitória do Internacional: 2,12

Vitória do Cruzeiro: 3,60

Empate: 3,20

Últimas notícias

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner