Facebook

São Paulo e Atlético-MG se reencontram na Copa do Brasil após 24 anos

Equipes se enfrentaram na semifinal em 2000, e Tricolor Paulista avançou para a decisão

Como era o mundo na última vez em que São Paulo e Atlético-MG se enfrentaram na Copa do Brasil? Essa é uma pergunta comumente usada no meio esportivo quando algo que aconteceu há muito tempo volta a se repetir. Em 2024, alvinegros e tricolores se reencontram na competição depois de 24 anos, naquele que foi o único confronto entre os clubes na história do torneio.

Na edição de 2000, as duas equipes fizeram uma das semifinais e os paulistas levaram a melhor com uma vitória por 3 a 0 no Morumbi e um empate por 3 a 3 no Mineirão, no jogo da volta. O São Paulo seguiu para a final, mas acabou perdendo o título para o Cruzeiro, justamente o maior rival do Atlético.

Desta vez, o duelo será válido pelas quartas de final do maior torneio de mata-mata do país e o Galo é quem fará a segunda partida em casa. O vencedor do confronto enfrentará na sequência a equipe que avançar no confronto entre Athletico-PR e Vasco.

O primeiro capítulo dessa história começará a ser escrito na noite desta quarta-feira na capital paulista e promete muitas emoções. Para quem pretende fazer apostas na Copa do Brasil, as opções são diversas e as odds bem interessantes para qualquer um dos resultados possíveis.

Ficha técnica

São Paulo x Atlético-MG– Quartas de final da Copa do Brasil 2024 (ida)

Local: Morumbis, São Paulo (SP)

Data e horário: quarta-feira, 28 de agosto, às 21h30 (Brasília)

Transmissão: TV Globo, SporTV e Premiere

Confronto direto

Desde o primeiro duelo em 1967, São Paulo e Atlético-MG se enfrentaram 88 vezes em jogos oficiais, com 33 vitórias alvinegras, 28 tricolores e 27 empates. No entanto, a equipe paulista marcou mais gols: 113 a 103.

O momento atual é totalmente favorável aos mineiros, que não perdem para o rival há quase quatro anos, registrando no período quatro vitórias e três empates em sete jogos disputados, todos pelo Brasileirão. A última vez que os são-paulinos bateram os atleticanos foi em dezembro de 2020, com um triunfo por 3 a 0 no Morumbi.

Esse é um confronto que também promete muitos gols, já que apenas 12 das 88 partidas realizadas entre os dois times acabaram em 0 a 0. O São Paulo balançou as redes adversárias em 68% desses jogos, enquanto o Atlético-MG tem 67% de aproveitamento. Nas 49 partidas disputadas neste século, cinco terminaram zeradas, as mais recentes em 2021 e 2022.

Como chega o Tricolor para o jogo

Embalado com a classificação para as quartas de final da Libertadores diante do Nacional e também o triunfo sobre o Vitória pelo Brasileirão no último domingo, ambos os jogos no Morumbis, o São Paulo terá novamente o apoio de seu torcedor na partida de ida contra o Atlético-MG. A expectativa é que mais de 50 mil pessoas empurrem a equipe na noite desta quarta-feira.

O momento tricolor é muito bom, com cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota nos últimos oito jogos, considerando todas as competições. Dentro de casa já são dez partidas de invencibilidade, com nove triunfos e uma igualdade. A última derrota na capital paulista aconteceu em junho para o Cuiabá, por 1 a 0.

Atual campeão da Copa do Brasil, tendo conquistado em 2023 o único título de peso que lhe faltava na galeria, o São Paulo já disputou quatro partidas na atual edição, venceu três e empatou um. São sete gols a favor e apenas um contra até aqui.

Desfalques

  • Pablo Maia (lesão na coxa)
  • Alisson (fratura no tornozelo)
  • Igor Vinícius (recondicionamento físico)
  • Moreira (lesão na coxa)
  • Patryck (fratura na clavícula)
  • Ferreira (lesão na coxa)

Provável escalação

Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Lucas, Luciano e Rodrigo Nestor (Wellington Rato); Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.

Como vem o Galo para a partida

Vivendo momentos ambíguos na temporada, o Atlético-MG chega repleto de dúvidas e desconfianças para o duelo em São Paulo. Isso porque o clube vem tendo bom desempenho nas competições eliminatórias, chegando às quartas de final tanto na Copa do Brasil quanto na Libertadores. Porém, no Brasileirão a situação é bem diferente e a equipe amarga uma sequência de quatro jogos sem vencer, ocupando a modesta nona colocação após 22 jogos disputados.

O mau momento atleticano coincide com a lesão de seu principal jogador, o atacante Hulk, que está fora de combate desde o início de agosto devido a um problema na panturrilha. Desde então, o clube disputou sete jogos, venceu apenas duas, empatou três e perdeu outras duas. Mais do que isso, a média de chances claras de gol diminuiu, com apenas 14 jogadas perigosas criadas no período.

O camisa 7 segue na fase final de recuperação e pode até ser relacionado para o jogo contra o São Paulo. No entanto, ele deve começar a partida no banco de reservas.

Desfalques

  • Zaracho (hérnia inguinal)
  • Fausto Vera (não pode ser inscrito)
  • Deyverson (não pode ser inscrito)

Provável escalação

Everson; Bruno Fuchs (Saravia), Rodrigo Battaglia e Junior Alonso; Gustavo Scarpa, Alan Franco, Otávio, Bernard e Guilherme Arana; Paulinho e Eduardo Vargas. Técnico: Gabriel Milito.

Odds para o duelo

Vitória do São Paulo: 2,05

Vitória do Atlético-MG: 3,80

Empate: 3,25

Últimas notícias

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner