Facebook

Quartas da Copa do Brasil: Bahia e Juventude são os times há mais tempo sem um título nacional

Entre as oito equipes classificadas para as quartas de final do torneio, baianos e gaúchos possuem o maior jejum de conquistas na elite

As quartas de final da Copa do Brasil 2024 começam na noite desta quarta-feira e reúnem as oito melhores equipes da competição, valendo um título de peso nacional e cifras milionárias para o vencedor.

Essa é também uma chance a mais para os clubes do país conquistarem um torneio de peso na elite do futebol nacional, algo que para alguns tem se tornado costumeiro nos últimos anos, mas para outros tem sido um grande obstáculo há muito tempo.

Enquanto as equipes não entram em campos e os palpites seguem em aberto para as apostas na Copa do Brasil, separamos uma lista em ordem decrescente dos clubes que estão há mais tempo sem levantar um troféu de expressão.

Bahia – 36 anos

De todas as equipes que estão nas quartas de final da Copa do Brasil em 2024, o Bahia não apenas é o único que nunca ganhou a competição como é também o que está há mais tempo sem conquistar um título na elite do futebol nacional. A última vez que o Tricolor de Aço levantou um troféu de primeira linha foi no Brasileirão de 1988.

Naquela ocasião, a equipe de Salvador conquistava o seu bicampeonato, depois de também vencer a Taça Brasil em 1959. O triunfo veio em cima do Internacional na decisão, com uma vitória por 2 a 1 dentro de casa e um empate sem gols no Rio Grande do Sul. O herói do título foi o atacante Bobô, que marcou os dois tentos baianos na partida de ida.

Juventude – 25 anos

Ao contrário do Bahia, o Juventude tem como única conquista nacional o título da Copa do Brasil em 1999. A equipe de Caxias do Sul até já venceu uma Série B em 1994, mas a competição não é considerada de primeira linha, já que representa a segunda divisão do futebol brasileiro.

Com isso, o alviverde gaúcho é o segundo time entre os oito classificados para as quartas de final que está há mais tempo na fila, esperando por uma nova volta olímpica na elite. Há 25 anos, o Juve surpreendeu o país ao eliminar gigantes como Fluminense, Corinthians, Bahia, Internacional e Botafogo para levantar o troféu.

Nesta temporada, já deixou Inter e Flu para trás e agora encara o Timão, podendo reencontra o Tricolor Baiano numa eventual semi. Será que a história vai se repetir em 2024?

Vasco: Copa do Brasil 2011

Um dos clubes mais tradicionais do país, o Vasco está também entre os que há mais tempo não sabem o que é soltar o grito de campeão nacional, seja no Brasileirão ou na Copa do Brasil. Na liga, o último título dos cruzmaltinos foi no já longínquo ano 2000, enquanto que no torneio de mata-mata a sua única conquista é mais recente, obtida em 2011.

Desde então, os dois únicos troféus levantados pelos vascaínos foram do Campeonato Carioca, em 2015 e 2016. No mesmo ano do título na copa, em 2011, o clube ainda brigou pela taça no Brasileirão, mas acabou ficando com o vice-campeonato, dois pontos atrás do campeão Corinthians.

Corinthians: 7 anos

E é justamente o Timão o próximo time a aparecer nessa lista, com um jejum atual de sete anos sem conquistas de nível nacional. A última foi no Campeonato Brasileiro de 2017, numa campanha incrível em que liderou o certame por 34 das 38 rodadas, exceção justamente às quatro primeiras. A equipe comandada por Fábio Carille ficou o primeiro turno inteiro invicta, vindo a perder pela primeira vez somente na partida de abertura da segunda metade do certame.

Tricampeão da Copa do Brasil, o Corinthians não vence o torneio desde 2009, mas de lá para cá ganhou o Brasileirão três vezes, nos já citados anos de 2011 e 2017 e também em 2015. Até por isso, o jejum no mata-mata não incomoda tanto a Fiel.

Athletico-PR: 5 anos

Na contramão corintiana, o Athletico-PR vive uma situação totalmente inversa. Sem vencer o Campeonato Brasileiro desde 2001, o Furacão encerrou um longo tabu ao ganhar a Copa do Brasil de 2019. Com isso, é a quarta equipe que há menos tempo está sem levantar um troféu nacional entre os quadrifinalistas desta edição do torneio de mata-mata.

Curiosamente, o time de Curitiba só tem duas conquistas na elite do futebol brasileiro, mas nos últimos anos levantou duas vezes um troféu internacional, se tornando bicampeão da Copa Sul-Americana, em 2018 e 2021. A equipe ainda bateu na trave duas vezes na Copa do Brasil, ficando com o vice em 2013 e 2021.

Atlético-MG: 2 anos

E por falar em 2021, este foi o ano em que o Galo encerrou o seu maior jejum, voltando a faturar o Campeonato Brasileiro após exatos 50 anos da primeira conquista em 1971. De quebra, a equipe alvinegra também levou a Copa do Brasil, completando uma rara Tríplice Coroa, já que no início da temporada também havia sido campeão mineiro.

No entanto, a conquista nacional mais recente do Atlético-MG foi na Supercopa do Brasil de 2022, batendo o Flamengo numa emocionante decisão por pênaltis em que cada time realizou incríveis 12 cobranças, com vitória do Galo por 8 a 7.

Flamengo: 2 anos

Um dos maiores papa títulos do futebol brasileiro nos últimos anos, o Flamengo, ironicamente, não é o que está há menos tempo sem soltar o grito de campeão em solo nacional. Isso porque em 2023 a equipe rubro-negra passou em branco e não ganhou sequer o Estadual do Rio de Janeiro.

Com isso, seu título mais recente foi a Copa do Brasil de 2022, quando superou o Corinthians nos pênaltis, no Maracanã. A equipe também tem dois troféus do Brasileirão levantados nos últimos cinco anos, em 2019 e 2020.

São Paulo: 6 meses

E o Tricolor Paulista é hoje, entre as oito equipes classificadas para as quartas de final da Copa do Brasil 2024, a que está há menos tempo sem comemorar um título, sem sequer ter completado um ano na seca. Depois de faturar o título inédito da competição na temporada passada, o clube do Morumbi ganhou o direito de disputar a Supercopa do Brasil em fevereiro deste ano e bateu o rival Palmeiras nos pênaltis.

Dessa forma, pode-se dizer que o São Paulo está há apenas seis meses sem conquistar um título de nível nacional, à frente de qualquer equipe do país.

Últimas notícias

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner