Não faltará emoção nos jogos de volta das oitavas de final da Copa do Brasil nesta semana. Com todos os oito confrontos ainda em aberto, três equipes têm aquelas que são consideradas as missões mais complicadas, precisando reverter um placar adverso de 2 a 0 da primeira partida. O alento é que todas decidirão em casa e terão o apoio de seus torcedores para tentar buscar a virada.
Dois desses jogos acontecem na quarta-feira, enquanto o outro fechará a rodada decisiva da competição no dia seguinte. O primeiro deles está marcado para as 19h de 7 de agosto, entre Red Bull Bragantino e Athletico-PR, no interior paulista. Na capital do estado, o Palmeiras recebe o Flamengo às 20h, em um dos maiores clássicos do futebol brasileiro na atualidade. Por fim, o Goiás desafia o São Paulo em Goiânia na quinta-feira, às 20h.
Com exceção dos esmeraldino, Palmeiras e Bragantino são cotados como favoritos ao menos para vencerem suas partidas, mas não necessariamente se classificarem. Já os goianos são considerados zebras mesmo dentro de casa, segundo as odds de apostas da Copa do Brasil nas principais plataformas do mercado.
Tudo sobre Palmeiras x Flamengo
Um dos jogos mais esperados da competição, o clássico entre paulistas e cariocas envolverá as duas equipes mais vencedoras do futebol brasileiro nos últimos anos. Desde 2019, Palmeiras e Flamengo ganharam dois Brasileirões, duas Libertadores e uma Copa do Brasil cada um, entre outras conquistas. Em meio a essas campanhas, duelos históricos foram realizados e esquentaram essa rivalidade.
No jogo de ida, no Maracanã, uma rara vitória flamenguista por mais de um gol de diferença, algo que é considerado por muitos especialistas um placar muito difícil de ser revertido. Vale destacar que desde 2016, alviverdes e rubro-negros se enfrentaram 21 vezes, com somente sete vitórias para algum dos lados por dois ou mais gols, seis delas do Flamengo e apenas uma do Palmeiras, em 2017. Ou seja, o Verdão não bate o rival pelo placar que precisa há quase sete anos.
Para complicar ainda mais a missão palmeirense, o time de Abel Ferreira venceu apenas um dos seus últimos seis jogos, com quatro derrotas e um empate no período, considerando jogos do Brasileirão e Copa do Brasil. O mau momento preocupa o torcedor, que mesmo assim deverá lotar o Allianz Parque.
Do lado carioca, a situação é inversa, com quatro triunfos e dois empates nas últimas seis partidas. Hoje, a equipe ocupa a segunda posição na Série A, com três pontos a menos que o líder Botafogo, porém tem um jogo a menos do que os rivais alvinegros.
Importante frisar: as duas equipes devem ir a campo com força máxima. O Palmeiras conta com um ótimo jogo coletivo, enquanto o Flamengo tem nos pés iluminados do artilheiro Pedro sua maior esperança. O camisa 9 tem incríveis 29 gols em 40 jogos na temporada e inclusive deixou o dele na primeira partida.
Tudo sobre Bragantino x Athletico-PR
Dois clubes que vivem momento de ascensão no cenário nacional e internacional, Red Bull Bragantino e Athletico-PR já inclusive decidiram a Copa Sul-Americana em 2021, com vitória da equipe curitibana por 1 a 0 em jogo único na cidade de Montevidéu. Agora na Copa do Brasil, mais uma vez foi o Furacão quem se deu melhor, ao menos na partida de ida das oitavas de final.
Apesar do pleno domínio do time paulista, que teve 72% da posse bola e chutou mais vezes ao gol (16 a 10 no geral e 6 a 3 em disparos na direção certa), o Athletico foi mais efetivo e guardou duas bolas na rede ainda no primeiro tempo. A vantagem é suficientemente grande para as odds indicarem favoritismo paranaense quanto à classificação para as quartas de final, com valores de 1,15 contra 5,00 do Red Bull Bragantino.
No entanto, quando o tema é apenas a vitória no segundo jogo, os donos da casa estão cotados a 2,00, enquanto o empate vale 3,33 e um triunfo dos visitantes renderia 3,75 a cada real investido.
Conhecida por seu equilíbrio entre todos os setores do campo, a equipe da casa tem pelo menos três destaques ofensivos, mas um deles está fora por lesão, o centroavante Eduardo Sasha. Por isso, as esperanças estão nos gols de Helinho e Thiago Borbas, responsáveis por dez e nove bolas na rede em 2024, respectivamente. Já o Furacão aposta em Pablo e Gonzalo Mastriani, artilheiros do time no ano com dez e 14 gols.
Tudo sobre Goiás x São Paulo
A missão mais ingrata desses três duelos citados talvez seja a do Goiás, cujo confronto com o São Paulo tem a maior disparidade técnica. No jogo de ida, na capital paulista, os donos da casa atropelaram os esmeraldinos. Mais do que o placar de 2 a 0, chamou a atenção os 82% de posse de bola, os 27 chutes (seis certos) contra dois (apenas um na direção do gol) e os incríveis 720 passes (com 92% de precisão) diante de 157 dos rivais (e 64% de acerto).
Atual campeão da Copa do Brasil, o Tricolor Paulista teve um começo de temporada complicado, com eliminação precoce nas quartas de final do Estadual e queda do técnico Thiago Carpini. Desde a chegada do substituto argentino Luis Zubeldía, a situação mudou e o time parece ter se reencontrado em campo, estando hoje no G6 do Campeonato Brasileiro.
Já o Goiás faz campanha fraca na Série B, ocupando a 10ª colocação nesta reta final do primeiro turno. Nos últimos 13 jogos da temporada, o Verdão ganhou apenas três, acumulando oito derrotas e dois empates. Para piorar, a equipe conseguiu bater o São Paulo por dois ou mais gols de diferença apenas três vezes desde 2010, em 20 encontros realizados. No entanto, o mais recente aconteceu justamente no ano passado, em Goiânia.
Do lado alviverde, o ponta-direita Paulo Baya é o destaque da temporada, com 15 gols e três assistências em 36 jogos. Já no São Paulo, o protagonismo é dividido principalmente entre quatro jogadores: Luciano e Jonathan Calleri são os artilheiros com 13 e 12 gols, mas contam com o apoio dos dois pontas, Ferreirinha e Lucas Moura, que já balançaram as redes oito e nove vezes. O camisa 7 ainda ofereceu seis assistências em 2024.