Facebook

Líder novamente, Botafogo iguala marca do Flamengo nos pontos corridos

Alvinegro carioca alcança 61 rodadas como líder do Brasileirão desde 2003

A liderança do Campeonato Brasileiro de 2024 é de novo do Botafogo. Em confronto direto contra o então primeiro colocado Fortaleza no último sábado, o alvinegro carioca fez valer o mando de campo no Engenhão e retomou a ponta da tabela com um triunfo por 2 a 0.

Além de voltar ao primeiro lugar da competição, o Glorioso também igualou uma marca do Flamengo, estando as duas equipes do Rio de Janeiro empatadas com 61 rodadas na liderança do Brasileirão na era dos pontos corridos, ou seja, desde 2023. Os arquirrivais dividem agora a sexta colocação desse ranking histórico, atrás apenas de Atlético-MG (67), São Paulo (86), Cruzeiro (107), Palmeiras (113) e do recordista Corinthians (132).

Essa disputa pode ganhar alguns capítulos até o fim da temporada, já que o Mengão segue na cola dos primeiros colocados do campeonato. Hoje com 44 pontos, os rubro-negros estão seis abaixo do clube de General Severiano, mas têm um jogo a menos, podendo encurtar essa distância e voltar a sonhar com o título.

Também de olho na briga, o Fortaleza pode retomar se vencer a partida que tem a menos no campeonato, que será realizada no meio desta semana diante do Internacional, em Porto Alegre. Já o Palmeiras, três pontos abaixo do Fogão, também está vivíssimo e querendo mais uma conquista nacional.

Com todos esses ingredientes, a reta final da maior competição de futebol do país promete muita emoção e deverá agitar também o mercado de apostas no Brasileirão, com uma série de possibilidades e odds diferenciadas para quem desejar fazer palpites certeiros.

Top 10 do Brasileirão – Rodadas na liderança desde 2003

  1. Corinthians – 132 rodadas
  2. Palmeiras – 113 rodadas
  3. Cruzeiro – 107 rodadas
  4. São Paulo – 86 rodadas
  5. Atlético-MG – 67 rodadas
  6. Flamengo e Botafogo – 61 rodadas
  7. Fluminense – 48 rodadas
  8. Santos – 35 rodadas
  9. Internacional – 33 rodadas
  10. Grêmio e Athletico-PR – 20 rodadas

As 61 rodadas do Botafogo como líder

Hoje consolidado no top 10 do ranking na história dos pontos corridos, o Botafogo chegou a essa posição principalmente graças às mais recentes edições do Campeonato Brasileiro.

Somente em 2023, o time da Estrela Solitária passou 31 das 38 rodadas da competição na liderança, perdendo o título de forma inacreditável já na reta final. A equipe chegou a abrir 13 pontos para seus adversários, mas acabou desperdiçando a maior vantagem já vista no Brasileirão e teve que se contentar com a quinta posição.

Neste ano, o Fogão chega à sua 10ª semana de reinado após 25 partidas realizadas até aqui. Com isso, pode-se dizer que 67,2% do período que os cariocas passaram na ponta da tabela aconteceu da temporada passada para cá.

As outras vezes que o Glorioso esteve na liderança na era dos pontos corridos do Brasileirão foram diluídas em quatro edições diferentes do campeonato.

2005: a primeira delas aconteceu há 19 anos, na sétima rodada. Naquela oportunidade, clube acabou no nono lugar.

2007: dois anos depois, os cariocas estiveram na ponta num total de 11 jogos, na quarta rodada e depois por dez partidas consecutivas, entre a sétima e a 16ª, mas no fim acabaram repetindo a nona colocação.

2012: na mesma temporada em que trouxe para o Brasil o meia holandês Clarence Seedorf, ídolo do Milan e com passagens vitoriosas pelo Real Madrid e Internazionale, os alvinegros fizeram um bom início de campeonato, chegando a liderar as duas primeiras rodadas, mas não mantiveram o fôlego e terminaram o ano em sétimo.

2013: no ano seguinte, foram mais seis vezes como líder, nas rodadas 6, 8, 10, 11, 14 e 15. Desta vez, o clube ao menos terminou a disputa no quarto lugar e garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores de 2014.

Últimas notícias

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner