Demorou, mas enfim o torcedor tricolor pôde respirar um pouco mais aliviado. Depois de quase um turno inteiro, o Fluminense está fora da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2024. A equipe carioca havia entrado no Z4 na 6ª rodada da competição e desde então não havia mais conseguido sair, chegando a ocupar a última posição da tabela.
Com uma importante arrancada nas últimas partidas, o atual campeão da Libertadores foi subindo gradualmente e agora, depois de 17 jogos, está livre da zona de descenso. Embora ainda esteja ameaçado e haja muito campeonato pela frente, o Flu tem ainda possui um jogo a menos do que Vitória e Corinthians, 17º e 18º colocados, respectivamente, e pode melhorar ainda mais sua situação se vencer esse compromisso que falta contra o Athletico-PR, em casa.
Além do alívio tricolor, a 24ª rodada também teve mais um sinal de reação do Atlético-GO e a vitória da dupla Grenal, que vinha de derrota no último fim de semana.
Restando apenas um jogo para finalizar a rodada, que acontece nesta segunda-feira entre Vasco e Furacão, no Rio de Janeiro, a briga na parte de baixo da tabela ganhou ainda mais emoção e pode se tornar uma alternativa interessante nas apostas do Brasileirão, trazendo opções diversas para os palpiteiros.
Atlético-MG 0x2 Fluminense
O duelo entre Galo e Fluzão, além de toda a importância para as duas equipes no Campeonato Brasileiro, também serviu como uma prévia para os confrontos pelas quartas de final da Libertadores, que terão as duas equipes frente a frente lutando por uma vaga entre os quatro melhores do continente em 2024.
Jogando em casa, os alvinegros eram considerados favoritos, mas não confirmaram essa condição e frustraram as expectativas dos torcedores e de quem apostou na vitória atleticana. Com gols dos colombianos Kevin Serna e John Arias, a equipe carioca calou o Mineirão e voltou a bater o Atlético fora de casa após sete anos. Arias foi o craque do jogo, com nota de 8,1 no Sofascore.
Campeão brasileiro em 2021 e desde então sempre cotado como um dos favoritos ao título de tudo o que disputa, o Galo faz um campeonato muito abaixo do esperado, ocupando apenas a oitava colocação. Apesar de ter dois jogos a menos, mesmo se vencer ambos os compromissos o time de Belo Horizonte sequer ganharia qualquer posição na tabela, ficando ainda a três pontos do G6. Hoje essa diferença é de nove pontos.
Atlético-GO 2×1 Juventude
Outro Atlético que não vive situação confortável, mas ao menos mostra sinais de evolução é o de Goiás, que depois de ficar 13 jogos sem vencer agora chegou ao segundo triunfo consecutivo e até empatou no número de pontos com o vice-lanterna Cuiabá. Os goianos, porém, têm dois jogos a mais, e precisam tirar uma diferença de hoje seis pontos para tentar sair do Z4.
A vitória sobre o Juventude no sábado foi dramática, com direito a muita emoção e gols nos acréscimos. O Dragão abriu o placar com Jan Hurtado no início do segundo tempo, mas viu Diego Gonçalves empatar e estragar a festa dos donos da casa aos 46. No entanto, aos 56 minutos, Alejo Cruz marcou de pênalti e deu os três pontos aos rubro-negros. Hurtado recebeu a maior nota do jogo, com 7,8.
Com duas derrotas nos últimos três jogos, o Juve segue numa posição confortável no campeonato, ocupando o 12º lugar com 28 pontos e um jogo a menos. Hoje na zona de classificação para a Sul-Americana, a equipe de Caxias do Sul está seis pontos acima do Z4.
Criciúma 0x1 Grêmio
Situação parecida vive o Criciúma, que dentro de casa acabou superado pelo Grêmio e perdeu a chance de passar o próprio Juventude e entrar no grupo de classificados momentaneamente à Sula. Com dois jogos a menos, o Tigre estaciona na 15ª posição e fica a apenas três pontos da zona de rebaixamento, ligando o sinal de alerta, apesar de ainda poder se distanciar do perigo.
O clube de Santa Catarina lamenta bastante pelo fato de ter sofrido o gol da derrota já na reta final da partida, aos 41 minutos do segundo tempo, marcado por Miguel Monsalve. Bastante participativo e muito bem tanto defensiva quanto ofensivamente, o lateral-esquerdo gremista Reinaldo foi quem teve a melhor avaliação do Sofascore, com nota de 8,2.
O Grêmio dá uma boa respirada na competição, chegando aos 27 pontos e com duas partidas a menos. O próprio técnico Renato Gaúcho admite que o objetivo da equipe é tentar beliscar uma vaga na Libertadores. Caso o Tricolor vença os compromissos que faltam, ficaria hoje a seis pontos do G6, precisando ainda remar bastante para chegar lá.
Internacional 1×0 Cruzeiro
Mais próximo da zona de Libertadores do que o próprio Grêmio está o seu arquirrival Inter, hoje com um ponto a mais do que o Imortal, mas com quatro jogos a menos do que a maioria das equipes do Brasileirão. Os 12 pontos em disputa pelo Colorado seriam suficientes para fazer o clube ultrapassar o Bahia, hoje o sexto na tabela e grudar até mesmo no São Paulo, o quinto colocado.
Na rodada deste domingo, o Internacional conseguiu uma importante vitória em casa sobre o Cruzeiro, com gol do centroavante Rafael Borré, que antes havia perdido algumas oportunidades no duelo. O melhor jogador em campo, no entanto, foi o goleiro cruzeirense Cássio, que recebeu uma avaliação de 8,7 após realizar oito defesas.
Vindo de uma classificação heroica nos pênaltis contra o Boca Juniors na Sul-Americana, o time mineiro segue vivo na briga pela Libertadores. Hoje na sétima colocação e com um jogo a menos, a Raposa está numa disputa com Bahia e São Paulo por apenas duas vagas para a principal competição do continente.