Facebook

Copa do Brasil: análise pós-jogos das oitavas de final

Rodada teve muita emoção, pênaltis e vitórias dos favoritos

Teve muita emoção, pênaltis, polêmica, mas, principalmente, gols. As oitavas de final da Copa do Brasil foram um prato cheio para quem ama futebol, assim como proporcionaram infinitas possibilidades para os apostadores de plantão.

Todos os oito confrontos desta fase já foram definidos e agora resta esperar por um novo sorteio para conhecer não apenas os duelos de quartas de final, mas a tabela definitiva da competição, com o caminho de cada equipe traçado rumo ao título do maior torneio de mata-mata do país.

Nas apostas da Copa do Brasil, quase todos os times que eram inicialmente considerados favoritos confirmaram essa condição e avançaram de fase, exceção feita ao Grêmio, que acabou eliminado pelo Corinthians em Curitiba. Também houve espaço para a consolidação de alguns jogadores que prometiam desequilibrar esses duelos e não decepcionaram.

Veja todo o resumo e análise pós-rodada!

Vasco x Atlético-GO

Único duelo realizado ainda na terça-feira, o confronto entre Vasco e Atlético-GO foi tenso, acirrado, mas confirmou a classificação do time carioca, que, depois de arrancar um empate fora de casa no primeiro jogo, venceu pelo placar mínimo no Rio de Janeiro. O gol da vaga foi marcado pelo lateral-esquerdo Lucas Piton, aos 49 minutos do primeiro tempo.

Os números da partida mostram bastante equilíbrio em quase todos os quesitos e a diferença mesmo ficou por conta do fator casa, já que os cruzmaltinos puderam contar com o apoio maciço da torcida em São Januário.

Além do herói que estufou as redes adversárias, destaques para o lateral-direito Paulo Henrique, líder em desarmes com quatro roubadas de bola, e o volante Sforza, que fez ótimas coberturas defensivas e organizou bem o meio-campo, com 46 passes certos em 48 tentativas.

Atlético-MG x CRB

Quem também fez a alegria de seus torcedores foi o Galo. Favoritíssimo no duelo contra o CRB, mesmo depois do empate por 2 a 2 em Alagoas, o alvinegro não perdoou na Arena MRV e aplicou um sonoro 3 a 0 para carimbar sua passagem à próxima fase. Gols dos laterais Guilherme Arana e Renzo Saravia, além de outro contra do volante Falcão.

Mesmo sem contar com o atacante Hulk, substituído por Cadu, o Atlético-MG dominou o jogo do começo ao fim e não sofreu um único chute do time adversário, enquanto disparou 21 finalizações no ataque, seis delas na direção do gol. É, de fato, um time muito ofensivo.

Responsável por uma bela assistência para o primeiro gol do jogo, Otávio foi o dono do meio-campo mineiro e um dos destaques defensivos ao lado do zagueiro Bruno Furchs, muito seguro e esperto nas roubadas de bola e bloqueios.

Bahia x Botafogo

No duelo dos novos ricos do futebol brasileiro, o Bahia lutou até a última bola para evitar os pênaltis e seguir na Copa do Brasil. O gol da classificação veio aos 42 minutos da segunda etapa, com o jovem uruguaio Lucho Rodríguez, de 21 anos. A equipe de Salvador chega às quartas de final pela nona vez em sua história e tentará uma vaga inédita na semi.

Além do autor do tento decisivo, quem também teve atuação destacada foi o experiente meia Éverton Ribeiro, dono da assistência para Lucho na reta final da partida. O volante Jean Lucas foi o responsável pela roubada de bola que originou o lance e merece ser citado, até pela grande temporada que faz pelo Tricolor depois um 2023 decepcionante no Santos.

Bragantino x Athletico-PR

Apesar dos muitos gols e da reação que o Red Bull Bragantino esboçou no finalzinho, o duelo contra o Athletico-PR foi um dos menos equilibrados da rodada. O Furacão chegou ao interior paulista podendo perder por um gol de diferença, depois de vencer por 2 a 0 em Curitiba, e soube usar essa vantagem muito bem para contra-atacar uma equipe que se dispôs a vir para cima.

Com isso, o CAP abriu tranquilos 3 a 0 e encaminhou a vaga. Os donos da casa até marcaram duas vezes nos últimos minutos, mas já era tarde. Partida excelente de Cuello, que desafogou o meio-campo paranaense, e também dos autores dos gols, Canobbio, Mastriani e Fernandinho.

Palmeiras x Flamengo

Não faltou emoção na partida mais esperada da rodada. Principais equipes do Brasil na atualidade e protagonistas de uma rivalidade que cada vez mais cresce, Palmeiras e Flamengo fizeram um primeiro tempo que deles se esperava, com alto nível de futebol e grandes oportunidades. Na segunda etapa, o clima de tensão minou um pouco a qualidade do confronto, mas nada parecia definido até o apito final.

O Verdão venceu por 1 a 0, gol de Vitor Reis aos 7 minutos, mas o resultado foi insuficiente para a classificação, já que o Mengão levou a melhor por 2 a 0 no Rio. O segundo tento paulista chegou a sair, mas foi invalidado por impedimento de Flaco López. E se os donos da casa não conseguiram levar a decisão para os pênaltis foi porque o goleiro Matheus Cunha salvou duas bolas fundamentais.

Importante frisar que o histórico recente das equipes já apontava uma tendência. Desde 2016, alviverdes e rubro-negros haviam se enfrentado 21 vezes e apenas sete desses jogos tiveram uma diferença de dois ou mais gols para algum dos lados, sendo que o Palmeiras só conseguiu isso uma vez, há quase sete anos.

Fluminense x Juventude

Um dos confrontos mais abertos e equilibrados fez jus às expectativas até o último lance. Fluminense e Juventude chegaram com odds rigorosamente empatadas para o segundo jogo, depois da vitória gaúcha por 3 a 2 em Caxias do Sul. A situação ficou ainda melhor para os alviverdes, que abriram 2 a 0 no Maracanã e, apesar da reação tricolor após os 45 minutos da etapa final, conseguiram sustentar o empate para avançar de fase.

Campeão em 1999, o Juve iguala as quartas de final de 2016, e tenta repetir o feito de 25 anos atrás, cuja campanha também contou com triunfos sobre o Internacional e Fluminense ao longo da caminho. O destaque da classificação foi o meia Lucas Barbosa, que marcou nos dois jogos contra os cariocas e chegou a dez gols no ano.

Grêmio x Corinthians

Gaúchos e paulistas fizeram o único duelo sem gols nas duas partidas e definido nas cobranças de pênaltis. Jogando em Curitiba porque a Arena ainda não reúne condições de receber uma partida após as enchentes no Rio Grande do Sul, o Grêmio não conseguiu impor o jogo como está acostumado a fazer dentro de casa. Por outro lado, o Corinthians também não brilhou e contou com a estrela de seu goleiro para avançar.

Depois de defender três bolas importantes no tempo normal, Hugo pegou uma cobrança e viu os gremistas mandarem outras duas para fora, ajudando o Timão a dar o troco no Tricolor pela derrota na mesma fase e também nos pênaltis em 2013.

Goiás x São Paulo

Depois de vencer em casa por 2 a 0, o Tricolor Paulista foi a Goiânia enfrentar os donos da casa e fez um jogo protocolar para garantir sua classificação. No final, um empate sem gols foi o suficiente para ir às quartas de final e seguir vivo na briga pelo bicampeonato.

O time do Morumbi, aliás, venceu sua primeira Copa do Brasil apenas em 2023 e agora quer provar a seu torcedor que pegou gosto pela competição. O destaque são-paulino fica por conta do setor defensivo, que sofreu apenas um gol em quatro jogos disputados no torneio até aqui. São ao todo três vitórias e um empate, com sete bolas na rede a favor.

Últimas notícias

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner