Vivendo um verdadeiro drama no Campeonato Brasileiro, ocupando hoje a zona de rebaixamento, o Corinthians por muito pouco não viu sua situação se complicar também na Copa do Brasil. Depois de estar perdendo por 2 a 0 para o Juventude no jogo de ida das quartas de final, o Timão conseguiu um gol nos acréscimos que diminuiu o prejuízo e deu esperanças à Fiel para a partida da volta, em São Paulo.
Vale lembrar que o alvinegro paulista também está nas quartas de final da Sul-Americana, disputando, portanto, neste momento, três competições simultâneas. Se as copas são uma chance e tanto de conquistar um título na temporada, a prioridade máxima do clube no momento é se manter na primeira divisão nacional.
O Juventude, por sua vez, lamenta o gol sofrido no final da partida, mas ao menos leva para São Paulo alguma vantagem. A equipe de Caxias do Sul tenta se espelhar na campanha inesquecível do título de 1999, quando também deixou o Corinthians pelo caminho, assim como o Fluminense e o Internacional, dois times que o Verdão eliminou há 25 anos e na atual edição.
Com tudo em aberto, o duelo da volta acontece daqui a duas semanas, na Neo Química Arena. O Timão é o favorito para vencer em casa, mas nada está definido e as possibilidades são infinitas nas apostas da Copa do Brasil, tornando esse um jogo emocionante para os torcedores e palpiteiros.
Resumo do jogo
Diante dos mais de 14 mil torcedores no Alfredo Jaconi, o Juventude aproveitou o fator casa para fazer a diferença. No primeiro tempo, não faltaram chances para os gaúchos, que esbarraram duas vezes nas defesas do goleiro Hugo. O Corinthians, por outro lado, só foi assustar o goleiro Gabriel no segundo tempo, com duas finalizações de Yuri Alberto.
O primeiro gol do jogo saiu depois de um bate e rebate muito esquisito próximo à área corintiana, e o centroavante Carrillo aproveitou a confusão para se antecipar à defesa rival e abrir o marcador, já aos 22 minutos da segunda etapa. Aos 42, Danilo Boza ampliou o placar e deixou a situação mais confortável para o Juve.
No entanto, seis minutos depois, o zagueiro Gustavo Henrique aproveitou um escanteio batido por Rodrigo Garro e subiu mais alto do que seus rivais para dar sobrevida ao Timão. Foi o primeiro gol do defensor com a camisa alvinegra.
Estatísticas da partida
Chutes/Na direção do gol
Juventude 17(5) x 11(4) Corinthians
Posse de bola
Juventude 54% x 46% Corinthians
Passes/Precisão
Juventude 408 (80%) x 360 (73%) Corinthians
Faltas cometidas
Juventude 14 x 12 Corinthians
Cartões amarelos
Juventude 2 x 5 Corinthians
Cartões vermelhos
Juventude 0 x 0 Corinthians
Impedimentos
Juventude 1 x 1 Corinthians
Escanteios
Juventude 6 x 4 Corinthians
Melhores em campo
Autor do segundo gol do Verdão, o zagueiro Danilo Boza foi o jogador com a mais alta avaliação do Sofascore, com nota de 8,1. Além de brilhar no ataque, ele foi muito firme no sistema defensivo, limpando cinco jogadas, bloqueando um chute e fazendo duas interceptações. O beque ganhou quatro dos cinco duelos no chão e dois dos quatro que disputou pelo alto. Além disso, acertou 49 dos 52 passes que tentou na partida, com 94% de acerto.
Veja os três jogadores de cada time que melhor pontuaram:
Juventude
Danilo Boza – 8,1
Nenê – 7,4
Alan Ruschel – 7,1
Corinthians
Gustavo Henrique – 7,8
Hugo – 7,2
Rodrigo Garro – 7,1
Situação do confronto
A matemática para o jogo da volta na Neo Química Arena é bastante simples: se ganhar ou empatar, o Juventude estará classificado para as semifinais. Já o Corinthians precisa no mínimo vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou então por dois ou mais de vantagem para avançar diretamente.
Analisando o histórico do confronto, as duas equipes já se enfrentaram 17 vezes sob o mando de campo alvinegro e em apenas seis o Timão conseguiu o resultado que precisa para se classificar sem depender dos penais daqui a duas semanas. Neste ano, já houve três duelos entre gaúchos e paulistas, com duas vitórias alviverdes em Caxias do Sul e um empate por 1 a 1 em São Paulo.
Odds para o jogo da volta
Corinthians: 1,66
Juventude: 5,00 Empate: 3,66