O inédito título do Juventude na Copa do Brasil de 1999 completa exatos 25 anos em 2024, e a equipe do Rio Grande do Sul tem novamente a chance de fazer história na competição. Desde aquela conquista, o Verdão nunca mais passou sequer das quartas de final, atingindo a antepenúltima fase do torneio em apenas duas ocasiões: em 2016 e agora na atual temporada.
No entanto, o que chama a atenção da torcida alviverde a acende as esperanças para o bicampeonato são as coincidências daquela campanha vencedora para esta, duas décadas e meia depois.
Naquele ano, o Juventude passou por Guará-DF (1ª fase), Fluminense (2ª fase), Corinthians (oitavas de final), Bahia (quartas), Internacional (semi) e Botafogo (final). Desta vez, o clube gaúcho eliminou o Iguatu-CE (1ª fase), Paysandu (2ª fase), Internacional (3ª fase) e Fluminense (oitavas).
Isso significa que na campanha atual, o Juve já derrotou dois adversários que havia superado em 1999. Agora, enfrenta nas quartas de final o Corinthians, outra equipe que cruzou o seu caminho há 25 anos. E a situação pode ficar ainda mais parecida se continuar avançando e o Bahia eliminar o Flamengo, reeditando o duelo contra o Tricolor de Aço, agora numa semifinal.
Como sempre, o futebol sempre nos reserva histórias incríveis e essa trajetória alviverde seria um prato cheio para os torcedores mais supersticiosos e amantes de uma bela trama. Para os palpiteiros, o duelo entre Juventude e Corinthians pode trazer grandes oportunidades de apostas na Copa do Brasil, com um leque vasto de opções para alcançar o tão desejado ‘green’.
Ficha técnica
Juventude x Corinthians – Quartas de final da Copa do Brasil 2024 (ida)
Local: Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
Data e horário: quinta-feira, 29 de agosto, às 20h (Brasília)
Transmissão: SporTV e Premiere
Confronto direto
Ao longo dos últimos 46 anos, desde que Juventude e Corinthians se enfrentaram pela primeira vez, no Brasileirão de 1978, as duas equipes se enfrentaram em 31 ocasiões, com 13 vitórias dos paulistas, 11 dos gaúchos e outros sete empates. O Timão marcou 41 gols e o Verdão, 34.
Quando o assunto é Copa do Brasil, a vantagem é toda alviverde. Além dos dois duelos já citados nas oitavas de final de 1999, com dois triunfos do Juve, por 2 a 0 em Caxias e 1 a 0 em São Paulo, os clubes se enfrentaram na primeira fase em 1997, com uma vitória para cada lado por 2 a 0 em suas respectivas casas. Nos pênaltis, porém, o Timão levou a melhor e avançou no torneio.
Em 2024, os clubes se enfrentaram duas vezes pelo Campeonato Brasileiro, novamente com vitória do Juventude por 2 a 0 no Alfredo Jaconi e um empate por 1 a 1 na Neo Química Arena no segundo turno.
Como chega o Juve para o jogo
Embora o momento da equipe alviverde seja de oscilação, ocupando o modesto 12º lugar no Brasileirão, o desempenho na Copa do Brasil é animador. Em seis jogos disputados, o clube ainda está invicto, tendo marcado três vitórias e três empates.
Somando as partidas pela liga e o torneio de mata-mata, o Verdão tem um retrospecto recente de três vitórias, dois empates e duas derrotas nos últimos sete jogos. Isso inclui o duelo contra os alvinegros paulistas no início de agosto.
O grande problema para o técnico Jair Ventura são os desfalques. Entre lesões, suspensões e a impossibilidade de inscrever atletas, o comandante alviverde terá nada menos do que 14 baixas para o duelo desta quinta-feira.
Desfalques
- Ewerthon (lesão na coxa)
- Rodrigo Sam (pubalgia)
- Lucas Freitas (lesão no ombro)
- Caíque (lesão no joelho)
- Danilo Peixoto (lesão no joelho)
- Mandaca (lesão na coxa)
- Thiaguinho (desconforto na coxa)
- Jadson (suspenso)
- Ronaldo (recondicionamento físico)
- Gabriel Taliari (dores no joelho)
- Gilberto (lesão na panturrilha)
- João Vitor (não foi inscrito)
- David da Hora (não foi inscrito)
- Gabriel Inocêncio (não foi inscrito)
Provável escalação
Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Dudu Vieira, Luís Oyama e Nenê (Jean Carlos); Lucas Barbosa, Erick Farias e Ronie Carrillo. Técnico: Jair Ventura.
Como vem o Timão para a partida
O momento do Corinthians na temporada exige cuidado e uma avaliação interna assertiva. Isso porque o clube vive situação complicada no Campeonato Brasileiro, figurando na zona de rebaixamento. No entanto, a equipe segue viva em outras duas competições, estando nas quartas de final da Copa do Brasil e da Sul-Americana.
Com um calendário muito apertado e alguns jogadores sofrendo fisicamente, o Timão precisará definir qual a sua prioridade nesta final de ano, e fica claro que o principal objetivo é se manter na primeira divisão. Por isso, não seria estranho ver o técnico Ramón Díaz mandar times mistos ou reservas em alguns duelos eliminatórios nas próximas semanas.
No torneio nacional de mata-mata, o Corinthians já passou por Cianorte (1ª fase), São Bernardo (2ª fase), América-RN (3ª fase) e Grêmio (oitavas de final). Semifinalista no ano passado, o clube do Parque São Jorge possui três títulos na competição, em 1995, 2002 e 2009.
Desfalques
- Maycon (lesão no joelho)
- Alex Santana (lesão na coxa)
- Diego Palacios (recuperação de cirurgia na cartilagem)
- Ruan Oliveira (lesão no joelho)
- Talles Magno (lesão no ombro)
Provável escalação
Hugo Souza; Félix Torres, André Ramalho e Cacá; Matheuzinho, Charles, Raniele, Rodrigo Garro e Matheus Bidu; Igor Coronado e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.
Odds para o duelo
Vitória do Juventude: 2,71
Vitória do Corinthians: 3,00
Empate: 2,80