Foi no sufoco, mas o Vasco da Gama saiu de São Januário com uma importante vitória no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil contra o Athletico-PR. Empurrado pela torcida cruzmaltina sob os cantos de “Vasco é o da virada”, o time carioca começou perdendo, mas buscou dois gols na reta final e leva para Curitiba uma importante vantagem, podendo jogar pelo empate.
O triunfo vascaíno nesta quinta-feira desempatou o equilibrado confronto direto entre as equipes pela competição, deixando a equipe com duas vitórias, uma derrota e dois empates diante dos paranaenses. Nos outros dois combates, cada clube se deu melhor uma vez: em 1997 o Furacão avançou para as quartas, enquanto que em 2011 o Vasco seguiu para a semi e rumou para o título inédito.
Apesar da derrota, o Athletico pinta como o favorito no jogo da volta, na Ligga Arena, abrindo possibilidades interessantes para as apostas na Copa do Brasil, já que o confronto segue bastante em aberto e tudo pode acontecer.
Resumo do jogo
Jogando em casa e precisando se impor para fazer um bom resultado nesta primeira partida, o Vasco tinha como objetivo ir para cima do Athletico desde o primeiro instante, mas demorou para de fato incomodar a meta do goleiro Léo Linck. Tanto que quem abriu o placar foi o Furacão após uma bonita jogada coletiva, que terminou com a assistência de cabeça de Mastriani para o gol de Christian.
A partir daí, os mandantes passaram a dominar o jogo e tentar a reação. Com muita insistência, a equipe cruzmaltina foi premiada já na reta final, com o empate de Puma Rodríguez já aos 35 minutos do segundo tempo. O gol incendiou as arquibancadas de São Januário e a torcida não parou de cantar até que aos 48 minutos Hugo Moura marcasse de cabeça o tento da virada.
Estatísticas da partida
Chutes/Na direção do gol
Vasco 11(3) x 4(1) Athletico-PR
Posse de bola
Vasco 60% x 40% Athletico-PR
Passes/Precisão
Vasco 461 (82%) x 318 (73%) Athletico-PR
Faltas cometidas
Vasco 16 x 20 Athletico-PR
Cartões amarelos
Vasco 2 x 4 Athletico-PR
Cartões vermelhos
Vasco 1 x 1 Athletico-PR
Impedimentos
Vasco 2 x 0 Athletico-PR
Escanteios
Vasco 4 x 2 Athletico-PR
Melhores em campo
Herói da vitória, marcando um gol já nos acréscimos da etapa final, o volante Hugo Moura recebeu a maior nota da noite na plataforma Sofascore, um 8,5. Ele também acertou 90% dos passes (43 de 48), finalizou duas vezes e bloqueou um chute adversário, além de ganhar dez dos 16 duelos pelo chão e receber três faltas (também cometeu outras quatro).
Veja os três jogadores de cada time que melhor pontuaram:
Vasco
Hugo Moura – 8,5
Rayan – 7,5
Lucas Piton – 7,3
Athletico-PR
Agustín Canobbio – 7,3
Christian – 7,1
Erick – 7,0
Situação do confronto
A vitória no Rio de Janeiro dá ao Vasco o direito de até empatar na partida de volta na capital paranaense no dia 11 de setembro. Vitória do Athletico por um gol de diferença, seja qual for o placar, levará a decisão para os pênaltis. O Furacão então precisa vencer por dois tentos ou mais de vantagem para se classificar diretamente.
A última vez que o CAP ganhou dos cariocas em casa pela diferença necessária foi em 2020, pelo segundo turno do Brasileirão, com placar de 3 a 0. Desde então, as equipes se enfrentaram mais duas vezes em Curitiba, com empate sem gols em 2023 e vitória rubro-negra por 1 a 0 em 2024. Dos últimos dez jogos disputados no Paraná, o Athletico-PR conseguiu o resultado que precisa em cinco ocasiões.
Odds para o jogo da volta
Athletico-PR: 1,75
Vasco: 4,33 Empate: 3,75