O intenso calendário do futebol brasileiro trouxe uma situação curiosa para Vasco e Athletico-PR. Rivais nas quartas de final da Copa do Brasil, os dois times vão se enfrentar pela segunda vez em apenas três dias, já que eles também duelaram pelo Campeonato Brasileiro na noite da última segunda-feira. Além disso, cruzmaltinos e rubro-negros têm novo encontro marcado para o dia 11 de setembro, pela partida de volta do torneio de mata-mata.
Para ao menos facilitar a logística dos clubes, os dois jogos desta semana acontecem no mesmo local, em São Januário, estádio do Vasco, no Rio de Janeiro. No duelo pelo Brasileirão, os donos da casa venceram por 2 a 1, com uma virada na etapa final, gols de Emerson Rodríguez e Pablo Vegetti para os cariocas e de Gabriel para os paranaenses.
Historicamente, o confronto pela Copa do Brasil tem um peso histórico, já que esta será apenas a terceira vez que Vasco e Athletico-PR medirão forças na competição e a primeira desde 2011.
Valendo vaga na semifinal, serão dois jogos que prometem muito equilíbrio e emoção. Para quem quiser fazer apostas na Copa do Brasil, não faltarão opções diversificadas de palpites, proporcionando interessantes oportunidades na busca pelo ‘green’.
Ficha técnica
Vasco x Atlhetico-PR – Quartas de final da Copa do Brasil 2024 (ida)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: quinta-feira, 29 de agosto, às 20h (Brasília)
Transmissão: Amazon Prime
Confronto direto
Considerando já a partida da última segunda-feira, Vasco e Athletico-PR duelaram 54 vezes em jogos oficiais, agora com 21 vitórias dos cariocas, 18 dos paranaenses e 14 empates. No entanto, o Furacão segue sendo a equipe que mais marcou gols, 86 a 78.
Quando o assunto é Copa do Brasil, o equilíbrio é total, com uma vitória para cada lado e dois empates. O primeiro confronto aconteceu nas oitavas de final da edição de 1997, quando o time de Curitiba se sobressaiu com uma vitória por 3 a 1 em casa e derrota por 4 a 3 no Rio de Janeiro. No entanto, o CAP acabou não indo muito longe e foi superado pelo Corinthians na sequência da competição.
Já em 2011, Vasco e Athletico voltaram a se enfrentar, desta vez pelas quartas de final. Após os empates por 2 a 2 na antiga Arena da Baixada e por 1 a 1 em São Januário, os cruzmaltinos avançaram pelo critério do gol marcado fora e seguiram adiante rumo ao seu primeiro e único título no torneio até hoje.
Como chega o Gigante da Colina para o jogo
Depois de lutar contra o rebaixamento até a última rodada em 2023, o Vasco faz uma temporada muito mais tranquila em 2024, figurando hoje entre os oito melhores do Campeonato Brasileiro. Isso, de certa forma, deu mais tranquilidade para a equipe focar em outras competições, chegando forte nas fases decisivas da Copa do Brasil.
Depois de eliminar o Marcílio Dias (1ª fase), Água Santa (2ª fase), Fortaleza (3ª fase) e Atlético-GO (oitavas de final), o clube de São Januário já faz sua melhor campanha no torneio desde 2015, quando foi eliminado nas quartas pelo São Paulo. O campeão de 2011 tenta agora pela primeira vez voltar à semifinal, tendo parado na antepenúltima fase também em 2013.
O momento atual vascaíno também é muito bom, com três vitórias nos últimos quatro jogos, considerando Brasileirão e Copa do Brasil. Ao todo, já são seis jogos sem perder, totalizando um mês inteiro de invencibilidade. Além disso, os cruzmaltinos têm o artilheiro da competição, o argentino Pablo Vegetti, com cinco gols marcados.
Desfalques
- Philippe Coutinho (lesão na coxa)
- David (celulite facial)
Provável escalação
Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Maicon (Léo) e Lucas Piton; Hugo Moura, Mateus Carvalho e Payet; Adson; Rodríguez e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Como vem o Furacão para a partida
Com uma campanha não muito diferente do seu adversário, o Athletico-PR vem aparecendo no meio da tabela do Campeonato Brasileiro, hoje na 10ª colocação, porém com um jogo a menos que o rival. Também classificado para as quartas de final da Copa Sul-Americana, na qual enfrentará o Racing (ARG), o time de Curitiba vem dividindo sua atenção em três competições diferentes.
Essa maratona já trouxe duas baixas importantes para a equipe, que não terá à disposição dois jogadores fundamentais para o duelo com o Vasco: o volante Fernandinho e o centroavante Pablo.
No torneio nacional, o Furacão já entrou direto na terceira fase, passando pelo Ypiranga de Erechim e o Red Bull Bragantino até chegar aqui. Campeão em 2019 e finalista em outas duas ocasiões (2013 e 2021), o Athletico chegou pelo menos às quartas de final em todas as edições desde a conquista do título há cinco anos, exceção à temporada de 2020, quando caiu nas oitavas.
Nos últimos dez jogos, foram seis vitórias, um empate e três derrotas, duas delas nas rodadas mais recentes do Brasileirão, estando a quatro jogos sem ganhar no campeonato por pontos corridos.
Desfalques
- Fernandinho (lesão na coxa)
- Pablo (dores musculares)
Provável escalação
Léo Linck; Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Christian, Cuello, Nikão (Zapelli) e Canobbio; Mastriani. Técnico: Martín Varini.
Odds para o duelo
Vitória do Vasco: 2,22
Vitória do Athletico-PR: 3,20
Empate: 3,33