Facebook

Bundesliga: Leverkusen vê cair série invicta e Bayern quer retomar reinado

Campeão em 2023-24 sem perder um único jogo, Bayer Leverkusen foi derrotado na segunda rodada da atual temporada

Maior sensação do futebol europeu na última temporada, e também uma das grandes surpresas, o Bayer Leverkusen faturou em 2023-24 um título inédito em sua história, encerrando uma sequência de 11 conquistas consecutivas do Bayern de Munique. Mais do que isso, o time dirigido pelo técnico espanhol Xabi Alonso levantou o troféu com uma campanha invicta, marcando 28 vitórias e seis empates em 34 partidas.

Nos jargões populares do esporte, mais difícil do que chegar ao topo é se manter lá em cima, e o Bayer iniciou a nova temporada com o desafio de mostrar que esse feito não foi por acaso. A equipe até começou bem o campeonato, com uma vitória fora de casa sobre o Borussia Monchengladbach, mas já no segundo compromisso viu ruir a sua invencibilidade de 35 jogos na Bundesliga.

Coube ao RB Leipzig a tarefa de quebrar essa série, com uma virada por 3 a 2 em plena BayArena, em Leverkusen. Vale destacar que os donos da casa chegaram a abrir dois gols de vantagem ainda no primeiro tempo, mas sofreram uma reação inesperada.

A derrota em si é considerada normal e não deve afetar a equipe a ponto de ter uma queda brusca de rendimento, mas já liga o primeiro sinal de que essa temporada não será tão fácil como surpreendentemente foi a última, terminando o campeonato com 17 pontos de vantagem para o segundo colocado.

Diante desse cenário, quem então é o favorito para conquistar o título alemão em 2024-25? Quais equipes vão brigar por vagas nas competições europeias? Como será a briga pelo rebaixamento? As cotações das casas de apostas esportivas podem dar algumas pistas do que virá pela frente.

Favoritos ao título

Maior clube de futebol da história da Alemanha, com 32 títulos nacionais, o Bayern de Munique não ficou nada contente em ver sua sequência de 11 triunfos seguidos ser quebrada e começou a nova temporada já mostrando para o que veio. Nas duas rodadas iniciais, duas vitórias, e hoje a equipe ocupa a segunda posição, atrás do Heidenheim apenas pelo saldo de gols.

Candidatos naturais ao título, os Bávaros são seguidos de perto pelo próprio Leverkusen, que, apesar de figurar no oitavo lugar na classificação, ainda é a segunda equipe mais cotada para brigar pela taça com o poderoso clube de Munique.

Nunca podem ser descartados também o RB Leipzig e o Borussia Dortmund, duas equipes que ficaram com o gosto do vice-campeonato em edições recentes. Já o segundo colocado da última temporada, o Stuttgart, novamente aparece nessa briga, porém com menos chances do que seus maiores concorrentes.

O top 5 da corrida ao título:

Bayern de Munique – 1,50

Bayer Leverkursen – 3,40

RB Leipzig – 11,00

Borussia Dortmund – 13,00

Stuttgart – 70,00

Briga por vagas europeias

Também com seis vagas destinadas para competições internacionais, a Bundesliga separa quatro lugares para a disputa da Champions, um para a Liga Europa e outro para a Conference. Nesse aspecto, o Campeonato Alemão parece ter uma disputa mais fechada do que as outras grandes ligas nacionais pelo Velho Continente, colocando quatro equipes na briga por um único espaço no G6.

O top 10 da disputa por vagas europeias:

Bayern de Munique – 1,01

Bayer Leverkursen – 1,10

RB Leipzig – 1,40

Borussia Dortmund – 1,45

Stuttgart – 3,50

Eintracht Frankfurt – 5,00

Borussia Monchengladbach – 12,00

Freiburg – 15,00

Hoffeinheim – 15,00

Wolfsburg – 15,00

Candidatos ao rebaixamento

O sistema de rebaixamento da Bundesliga é um dos que mais se difere ao utilizado no Brasil. Se, por aqui, as quatro últimas equipes na classificação final caem para a Série B, na Alemanha apenas dois times são despromovidos de forma direta.

Enquanto isso, o terceiro pior colocado disputa uma espécie de playoff com o terceiro melhor da Segundona, com jogos de ida e volta, sendo sempre a segunda partida na casa do time da divisão inferior. O vencedor do duelo fica na elite e o outro vai para a 2. Bundesliga.

Hoje, das cinco equipes mais cotadas para o rebaixamento, três ocupam de fato o fundo da tabela. No entanto, o caso mais curioso é o do Heidenheim, que aparece com o quinto mais indicado para cair à segunda divisão, mas após duas rodadas ocupa a liderança da tabela, com duas vitórias e três gols a mais de saldo do que o Bayern de Munique. Será que eles vão conseguir se manter longe do perigo?

O top 5 na luta contra o Z3:

Holstein Kiel – 1,71

St. Pauli – 1,85

Bochum – 2,60

Augsburg – 2,90

Heidenheim – 4,80

Últimas notícias

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner