Pela primeira vez na história, Grêmio e Fluminense medirão forças em um confronto eliminatório na Copa Libertadores da América. Depois de se encontrarem duas vezes na fase de grupos da competição em 2013, os tricolores gaúcho e carioca agora vão lutar por uma vaga nas quartas de final do maior torneio de clubes da América do Sul.
Este será um dos dois duelos brasileiros nesta fase de oitavas de final, que também terá frente a frente Palmeiras e Botafogo. Ao todo, sete equipes do Brasil estão classificadas entre as 16 melhores da competição e seguem sonhando com a Glória Eterna.
Todos os jogos de ida acontecem entre 13 e 15 de agosto e as partidas de volta serão realizadas na próxima semana, de 20 a 22 de agosto.
Para os amantes do futebol e os palpiteiros de plantão, essas serão duas semanas repletas de emoção e possibilidades nas apostas da Libertadores. Considerando os duelos dentro e fora de casa, 16 partidas acontecerão nesse período de nove dias para definir os oito melhores da edição 2024.
Abrindo a programação, Grêmio e Fluminense se encontram nesta terça-feira, às 19h, no estádio Couto Pereira, em Curitiba. O local tem sido escolhido pelo time gaúcho enquanto sua arena não fica apta para voltar a receber jogos, depois de todos os problemas causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em maio.
Confrontos anteriores na Libertadores
Embora estejamos falando de duas equipes que juntas somam quatro títulos e sete finais de Copa Libertadores, esse é um confronto bem raro na história da competição. Afinal, Grêmio e Fluminense se enfrentaram apenas duas vezes no torneio, ambas pela fase de grupos da edição 2013.
Naquele ano, a dupla brasileira foi sorteada lado a lado no Grupo 8, que também contava com o Huachipato (CHI) e o Caracas (VEN). Há 11 anos, era o clube carioca que vivia o melhor momento, chegando como o atual campeão brasileiro, mas foi o Imortal quem se deu melhor, com uma estrondosa vitória por 3 a 0 em pleno Maracanã e em um empate sem gols em Porto Alegre, já na nova arena.
Mesmo assim, o líder do grupo ao final daquela etapa acabou sendo mesmo o Fluminense, que terminou com 11 pontos, enquanto o Grêmio se classificou no segundo lugar, três pontos atrás e empatado com o Huachipato, levando a melhor no saldo de gols.
No fim, os gaúchos foram eliminados nas oitavas de final pelo Santa Fé (COL), enquanto os cariocas passaram pelo Emelec (EQU), mas não resistiram ao Olímpia (PAR) nas quartas.
Histórico geral
Considerando todas as competições, Grêmio e Fluminense já se enfrentaram 84 vezes ao longo da história, com ampla vantagem gaúcha: são 40 vitórias, 23 derrotas e 21 empates, além de 112 gols marcados e 86 sofridos.
Curiosamente, o primeiro jogo entre as equipes completará 87 anos dois dias depois desse 85º encontro. A partida inaugural do clássico aconteceu em 15 de agosto de 1937, no Estádio da Baixada, em Porto Alegre, com uma goleada dos visitantes por 4 a 0.
Já o duelo mais recente aconteceu no final de junho deste ano, pelo primeiro turno do Brasileirão, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Os gaúchos venceram com o placar mínimo, gol marcado pelo ponta-esquerda Gustavo Nunes, de apenas 18 anos de idade.
O Imoral, inclusive, tenta defender uma série de sete vitórias consecutivas contra o rival, tendo perdido pela última vez há quase cinco anos, em setembro de 2019, no returno do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, o Grêmio marcou dez gols e sofreu apenas três, colecionando cinco triunfos por 1 a 0, um por 2 a 1 e outro por 3 a 2. Foram quatro partidas com mando gaúcho e três na casa carioca.
Como chega o Grêmio para o duelo
Depois de ficar praticamente um mês sem jogar devido à tragédia climática em todo o Rio Grande do Sul, o Grêmio acabou sendo o último time a garantir vaga nas oitavas de final da Libertadores, já que precisou fazer suas partidas de maneira atrasada. A vaga só foi confirmada depois que o sorteio da fase eliminatória já havia sido realizado.
Com três vitórias, um empate e duas derrotas, a equipe brasileira terminou na segunda colocação do Grupo C, somando os mesmos 10 pontos do líder The Strongest (BOL), mas com um gol pró a menos.
Nas outras competições, os gaúchos acabaram eliminados nas oitavas da Copa do Brasil, caindo nos pênaltis para o Corinthians em Curitiba, e hoje ocupa a 13ª colocação do Campeonato Brasileiro, porém com dois jogos a menos.
No último fim de semana, o time conseguiu uma grande vitória por 3 a 1 fora de casa contra o Cuiabá, com o brilho do estreante dinamarquês Martin Braithwaite, ex-atacante do Barcelona, que marcou duas vezes (e também um gol contra) na partida. Ele inclusive se credenciou de vez por uma vaga no time titular para enfrentar o Flu pela Libertadores.
Como vem o Fluminense para o confronto
Por sua vez, o atual campeão sul-americano vive um momento ambíguo na temporada. Enquanto luta contra o rebaixamento no Brasileirão, figurando hoje na 18ª posição, o Flu terminou a fase de grupos da Libertadores de maneira invicta e com a quarta melhor campanha geral.
Líder absoluto do Grupo A, o Tricolor das Laranjeiras venceu quatro e empatou dois dos seis jogos disputados, somando 14 pontos, ao passo que o Colo-Colo (CHI) ficou com o segundo lugar com apenas 6 pontos, assim como o Cerro Porteño (PAR), que acabou eliminado apenas pelo número menor de gols marcados como visitante.
Sem nada a ver com isso, os brasileiros dominaram o grupo e tentam deixar para trás o mau momento vivido na liga nacional. Na rodada do fim de semana, o Flu sofreu uma derrota por 2 a 0 para o Vasco e agravou sua crise interna. Agora, o foco muda para o torneio continental e uma classificação pode dar moral e mudar a história do clube em 2024.
Odds para o duelo
Vitória do Grêmio: 2,10
Vitória do Fluminense: 4,00
Empate: 3,00