Facebook

Em casa, River tenta superar a barreira das oitavas após três anos

Clube de Buenos Aires foi eliminado nesta mesma fase nas duas últimas edições

Tetracampeão da Copa Libertadores da América em 1986, 1996, 2015 e 2018, o River Plate se consolidou na última década como uma das equipes mais temidas de todo o continente. Depois de ficar de fora do torneio entre 2010 e 2014, período no qual encarou um rebaixamento inédito no futebol argentino em 2011, a equipe de Buenos Aires chegou à fase de mata-mata em todas as últimas dez edições.

De lá para cá, além dos dois títulos já citados, os Millonarios foram vice-campeões em 2019 e chegaram à semifinal em 2017 e 2020. No entanto, desde a campanha até as quartas de final em 2021, caindo para o Atlético-MG, o time tricolor não conseguiu superar mais a barreira das oitavas de final, sendo eliminado nesta etapa em 2022 e 2023. Agora, tem a chance de voltar a superar essa barreira.

Para isso, o River pode até empatar em casa contra o Talleres, em confronto nacional nesta quarta-feira. Na ida, o time comandado por Marcello Gallardo venceu por 1 a 0 e agora tem a vantagem de jogar por dois resultados. Derrota por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis.

Apesar de as cotações das apostas na Libertadores indicarem todo o favoritismo à equipe da capital argentina, o Talleres tem chances reais de aprontar uma surpresa. Nos últimos quatro duelos entre as duas equipes com mando do River Plate, o time de Córdoba venceu três vezes por 1 a 0, sendo dois desses jogos realizados no Monumental de Nuñez e outro na cidade de Mendoza.

Indo mais a fundo, os Millonarios só ganharam uma das últimas sete partidas contra o rival em casa, com outros três empates. A única vitória aconteceu no duelo mais recente, em outubro do ano passado, também pelo placar mínimo, em jogo válido pela Copa da Liga Argentina

Ficha técnica

River Plate (ARG) x Talleres (ARG) – Oitavas de final da Copa Libertadores 2024 (volta)

Local: Monumental de Nuñez, Buenos Aires, Argentina

Data e horário: quarta-feira, 21 de agosto, às 21h30 (Brasília)

Transmissão: Paramount+

Confronto direto

Embora sejam clubes centenários do mesmo país, Talleres e River Plate possuem um histórico relativamente pequeno, com apenas 43 partidas oficiais entre si. O time de Buenos Aires leva vantagem com 21 vitórias, enquanto a equipe de Córdoba venceu 12 vezes e houve ainda 11 empates.

Antes do duelo da semana passada, os argentinos só haviam se enfrentado duas vezes pela Libertadores, ambas na fase de grupos da edição de 2002, com empates por 0 a 0 no Monumental e por 1 a 1 no Mario Alberto Kempes. Naquela ocasião, apenas o River seguiu adiante na competição, terminando com o segundo lugar da chave, mas acabou sendo eliminado pelo Grêmio nas oitavas de final.

Como chega o River Plate para o jogo

Desfalques certos

  • Agustín Sant’Anna (lesionado)
  • Facundo Colidio (lesionado)

Provável escalação

Armani; Bustos, Pezzella, Paulo Díaz e Enzo Díaz; Simón, Kranevitter, Aliendro; Echeverri, Mastantuono (Maxi Meza) e Borja. Técnico: Marcelo Gallardo.

Embora tenha registrado a melhor campanha geral da fase de grupos, com cinco vitórias e um empate, o River Plate não tem tido o mesmo desempenho no cenário nacional e vem de três empates consecutivos, ocupando neste momento a modesta nona colocação na segunda fase do campeonato. Considerando todas as competições, nos últimos nove jogos, cinco terminaram com o placar em igualdade, além de três vitórias e uma derrota.

Uma das boas notícias para o técnico Marcelo Gallardo é a possibilidade de utilizar o centroavante Miguel Borja, que volta de lesão muscular. O colombiano é um dos artilheiros da Libertadores, com cinco gols marcados, atrás apenas dos seis de Paulinho (Atlético-MG) e Maxi Silvera (Peñarol) e dos nove de Júnior Santos (Botafogo).

Como vem o Talleres para a partida

Desfalques certos

  • Rubén Botta (lesionado)
  • Alejandro Martínez (lesionado)
  • Lucas Suárez (suspenso)

Provável escalação

Herrera; Benavidez, Catalan, Juan Portillo, Riveros; Marcos Portillo, Moyano, Martínez, Rodriguez; Barticcioto, Girotti. Técnico: Walter Ribonetto.

Com um retrospecto recente não muito melhor, o Talleres encerrou no último sábado uma sequência de seis jogos sem vencer, ao bater o Independiente Rivadavia por 2 a 1. A série negativa anterior contou com quatro empates e duas derrotas, ambas para times de Buenos Aires, o River pela Libertadores e o Vélez Sarsfiel no Campeonato Argentino.

No lugar do suspenso Lucas Suárez, expulso no primeiro jogo das oitavas de final, o técnico Walter Ribonetto deve colocar Blás Riveros na zaga. Já o ponta-direita Alejandro Martínez, que deixou o campo ainda no primeiro tempo, machucado, não se recuperou a tempo e deve dar lugar a Ramiro Rodriguez.

Odds para o duelo

Vitória do River Plate: 1,57
Vitória do Talleres: 6,33

Empate: 3,75
Classificação do River Plate: 1,04
Classificação do Talleres: 9,00

Últimas notícias

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner