Dos oito confrontos que compõem as oitavas de final da Copa Libertadores 2024, apenas três não envolvem equipes brasileiras, mas um deles em especial tem um certo tempero verde e amarelo, já que dois importantes atletas que devem estar em campo, até pouco tempo atrás, brilhavam nos gramados do nosso país.
No duelo entre Colo-Colo (CHI) e Junior Barranquilla, que começa às 21h30 desta terça-feira, em Santiago, os donos da casa deverão ter entre os titulares o lateral-direito Mauricio Isla e o volante Arturo Vidal, que em 2022 levantaram juntos o principal troféu do futebol sul-americano vestindo a camisa do Flamengo.
Aos 37 anos, com passagem vitoriosa pela Seleção Chilena e alguns dos principais clubes da Europa, como Juventus, Bayern de Munique, Barcelona e Internazionale, Vidal voltou nesta temporada para a equipe que o revelou, depois de um curto período no Athletico-PR. Em 24 jogos disputados em 2024, ele já marcou sete gols e deu uma assistência.
Isla, por sua vez, é a mais nova contratação do maior time do Chile na atual janela de transferências e pode ser uma novidade no time comandado pelo técnico Jorge Almirón. A posição de lateral-direito hoje pertence a Óscar Opazo, mas Isla deve ganhar oportunidades nem que seja no meio das partidas. O atleta está com 36 anos de idade.
A dupla Vidal-Isla foi fundamental no bicampeonato chileno na Copa América em 2015 e 2016, com vitórias nos pênaltis sobre a Argentina em ambas as ocasiões. Os dois são tratados como ídolos em seu país-natal e carregam com si a experiência necessária de quem já venceu a Libertadores uma vez para tentar levar o Colo-Colo à glória eterna 33 anos depois do seu único título no torneio.
Chilenos e colombianos se reencontram após 30 anos
Adversários nas oitavas de final desta edição, Colo-Colo e Junior Barranquilla não se enfrentam há exatas três décadas. A primeira e única vez que eles se cruzaram foi nas oitavas de final da Copa Libertadores de 1994, quando a equipe da Colômbia levou a melhor nos pênaltis após os empates por 1 a 1 em casa e 2 a 2 em Santiago.
Na sequência da competição, o Junior ainda bateu o Independiente Medellín em confronto nacional nas quartas, mas acabou eliminado pelo Vélez Sarsfield (ARG) na semi, em nova disputa na marca da cal. Os argentinos seriam os campeões ao baterem o São Paulo, também nos pênaltis, em pleno Morumbi.
Como chega o Colo-Colo para o duelo
Além de contarem com a dupla ex-Flamengo, os campeões de 1991 vivem uma série invicta de sete jogos, considerando o Campeonato Chileno e a Copa Chile. Desde o fim de junho, a equipe colecionou cinco vitórias e dois empates, estando na final da zona Centro-Sul do torneio eliminatório e na quarta colocação na liga nacional, porém com um jogo a menos, podendo pular para a segundo e ficar a apenas um ponto da líder Universidad de Chile.
Na atual edição da Libertadores, no entanto, o Colo-Colo só se classificou para as oitavas de final porque marcou um gol a mais fora de casa do que o Cerro Porteño (PAR). Os dois times terminaram a fase de grupos com campanhas idênticas (número de pontos, gols marcados e gols sofridos) e a definição só foi possível através do terceiro critério de desempate.
Em seis partidas, o clube de Santiago venceu apenas uma, empatou três e perdeu duas, tendo um dos piores ataques da competição, com apenas quatro tentos marcados e uma média de 0,66 gol por jogo.
Outros jogadores que se destacam no time atuam nas duas pontas. Pelo lado esquerdo, Carlos Palacios já marcou oito gols e deu sete assistências em 29 jogos na temporada, enquanto na direita Cristian Zavala guardou três bolas no fundo das redes e ofereceu oito passes decisivos para seus companheiros em 27 participações em campo. Por fim, o centroavante Guillermo Paiva tem cinco gols e quatro assistências em 27 partidas.
Como o Junior Barranquilla vai para o confronto
Já citada anteriormente, a melhor campanha do Junior Barranquilla na história da Libertadores foi a semifinal de 1994, voltando a fazer quartas em 1996. Ao todo, são 18 participações no torneio e seis nas últimas oito edições, mostrando regularidade e tradição.
A equipe chegou à competição deste ano como a atual campeã colombiana, porém a campanha no campeonato nacional nesta temporada está bem abaixo, tendo terminado o Apertura na sétima colocação e ocupando atualmente apenas o 12º lugar no Clausura. Ao menos, o Junior tem o artilheiro da liga, o veterano Carlos Bacca, de 37 anos, com 14 gols. Na temporada, ele já balançou as redes 18 vezes em 33 jogos.
Depois dele, três jogadores dividem a vice-artilharia da equipe: o volante Didier Moreno, o ponta-esquerda Deiber Caicedo e o ponta-direita Yimmi Chará, todos com apenas quatro gols cada. Os maiores garçons são o lateral-esquerdo Gabriel Fuentes e o também ponta-esquerda José Enamorado, ambos com quatro assistências, uma mais do que Bacca.
Odds para o duelo
Vitória do Colo-Colo: 1,81
Vitória do Junior Barranquilla: 5,00
Empate: 3,25