Depois de decepcionar seus torcedores com atuações ruins e até a possibilidade de ter, em determinado momento, sua classificação em risco, o Flamengo garantiu vaga nas oitavas de final com um frustrante segundo lugar no Grupo E, ficando atrás do Bolívar (BOL), um surpreendente (mas não tanto assim) líder com 13 pontos ganhos em seis rodadas.
E foram justamente os bolivianos quem impuseram um dos revezes aos tricampeões continentais, com uma vitória por 2 a 1 em La Paz. O troco veio em forma de goleada no Rio de Janeiro, por inapeláveis 4 a 0, no dia 15 de maio de 2024.
Agora, exatos três meses depois de lavar a alma no Maracanã, o Flamengo reencontra o mesmo adversário e no mesmo local, desta vez pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Na próxima semana, eles se enfrentam pela quarta vez no ano, novamente na altitude da capital boliviana.
Desde o recente último encontro, os times pouco mudaram, e a expectativa é de jogos ainda mais acirrados e com muita emoção para definir quem avançará no torneio. Embora sejam os mandantes na primeira partida e tenham o favoritismo natural para a vitória, inclusive de forma ampla nas apostas da Libertadores, os brasileiros carregam a pressão de fazer a lição de casa e encaminhar a vaga no Rio de Janeiro, pois em La Paz o buraco é mais embaixo.
Assim como foi em maio, a tendência é de muitos gols para esta quinta-feira e um empate por 0 a 0 beira o improvável, com odds de 31,00. Quem acreditar que o Bolívar marcará primeiro pode arrematar 5,00 a cada 1,00 investidos, enquanto um tento inicial do Flamengo vale 1,14.
História dos dois clubes na competição
Quinto clube do Brasil a se tornar tricampeão da Libertadores, o Flamengo chegou em três das últimas cinco decisões do torneio, levantando a taça em 2019 e 2022, além do vice em 2021. Já em 2020 e no ano passado, a equipe carioca ficou pelo caminho e caiu nas oitavas de final. Agora, o objetivo é ao menos superar esta etapa e seguir entre os oito melhores da atual edição.
A última vez que o Mengão passou das oitavas e não chegou no mínimo à final foi em 2010, quando acabou eliminado na fase seguinte. Desde então, o clube sempre foi finalista ou sequer passou das oitavas, acumulando seis quedas precoces no período (três na fase de grupos e outas três na primeira etapa eliminatória).
Apesar da pouca tradição do futebol boliviano, sendo um dos únicos dois países a nunca terem alcançado uma decisão de Libertadores, o Bolívar está entre as cinco equipes que mais vezes se classificaram para as oitavas de final da competição, agora em sua 14ª tentativa. As melhores campanhas do clube foram 1986 e 2014, quando alcançou as semifinais. No ano passado, a equipe caiu nas quartas para o Internacional.
Desde o início de 2021, o Bolívar tem uma parceria com o Grupo City, o mesmo que administra o poderoso Manchester City (ING) e também investe hoje no Bahia. Com todo o modelo de gestão empresarial dos árabes, a equipe boliviana vem se fortalecendo cada vez mais dentro e fora de campo, visando se tornar em breve uma grande potência do futebol sul-americano.
Confronto direto
Em toda a história, Flamengo e Bolívar se enfrentaram em três ocasiões, totalizando seis partidas, todas pelas Copa Libertadores. Ao contrário do que a maioria poderia imaginar, são os bolivianos quem têm a vantagem no histórico, com três vitórias, um empate e duas derrotas.
Os primeiros duelos aconteceram na edição de 1983, pelo Grupo 2, com festa dos mandantes. A equipe boliviana venceu por 3 a 1 em La Paz, enquanto o time brasileiro se sobressaiu por 5 a 2 no Rio. Mais de 30 anos depois, em 2014, eles voltaram a se encontrar no Grupo 7, e o Bolívar surpreendeu com um empate por 2 a 2 no Maracanã e uma vitória por 1 a 0 no Estádio Libertador Simón Bolívar.
Por fim, já em 2024, o Flamengo sofreu nova derrota fora de casa, desta vez por 2 a 1, mas se redimiu com uma goleada por 4 a 0, algo que a torcida espera que se repita nesta quinta-feira.
Como chega o Flamengo para o duelo
Dono de um dos elencos mais caros de todo o continente, o Flamengo de fato tem uma equipe de alto nível e experiente o bastante para enfrentar decisões desse tipo. Boa parte do grupo atual esteve em pelo menos uma das recentes conquistas da Libertadores em 2019 e 2022. Nomes importantes como Gabigol, Arrascaeta e Bruno Henrique fizeram parte de ambos os títulos como protagonistas.
A temporada atual do Fla não é ruim. Campeão carioca, terceiro colocado no Brasileirão e classificado para as quartas de final da Copa do Brasil depois de eliminar o Palmeiras, o time comandado pelo técnico Tite se mantém vivo na briga por todas as conquistas possíveis em 2024 e tenta recuperar a confiança depois de um 2023 em branco.
O centroavante Pedro é o destaque rubro-negro e um dos artilheiros da competição, com cinco gols, atrás do atleticano Paulinho (6) e do botafoguense Júnior Santos (9). No ano todo, o camisa 9 já marcou 29 vezes em 41 jogos e tem mais sete assistências. Mais do que ele, apenas Arrascaeta (9) e Luiz Araújo (8) deram mais passes decisivos para seus companheiros.
Como vem o Bolívar para o confronto
Do lado boliviano, tudo é só alegria. Depois de terminar a fase de grupos da Libertadores na primeira colocação e garantir vaga nas oitavas de final podendo decidir o jogo da volta em casa, a equipe também lidera o Clausura do Campeonato Boliviano.
Na temporada como um todo, a equipe hoje tem quatro protagonistas: os meias Ramiro Vaca e Bruno Sávio marcaram sete vezes cada e ofereceram sete e nove assistências, respectivamente; já no ataque os artilheiros são Francisco da Costa, com 12 gols e cinco assistências em 16 jogos, e Carmelo Algarañaz, autor de sete tentos em 17 partidas.
Odds para o duelo
Vitória do Flamengo: 1,14
Vitória do Bolívar: 17,00
Empate: 8,00