Depois de protagonizarem uma disputa eletrizante pelo título do Campeonato Brasileiro de 2023, com uma reação histórica do Palmeiras depois de estar 14 pontos atrás do Botafogo na tabela de classificação, alvinegros e alviverdes voltam duelar por uma grande conquista, agora na Copa Libertadores da América.
Além de toda a rivalidade que vem crescendo em campo desde o ano passado, esse confronto tem um tempero adicional graça à disputa ferrenha nos bastidores entre o CEO botafoguense, John Textor, e a presidente palmeirense, Leila Pereira. Com constantes farpas e trocas de acusações, os dois mandatários protagonizam uma verdadeira Guerra Fria futebolística, trazendo contornos ainda mais tensos para esse clássico.
Como se não bastasse, ambas as equipes também brigam diretamente no topo do Brasileirão deste ano, hoje com uma vantagem de cinco pontos para os cariocas, que lideram a competição. Porém, depois da experiência traumática da temporada passada, ninguém quer cantar vitória antes da hora e ainda há todo um returno pela frente.
Já no torneio continental, tudo será decidido em apenas sete dias. Primeiro com o duelo de ida, nesta quarta-feira, às 21h30, no Rio de Janeiro. Depois, com a partida de volta, também numa quarta e no mesmo horário, mas em São Paulo.
Promessa de muita emoção, tensão, bola na rede e infinitas possibilidades de palpites. Trata-se de um jogo repleto de elementos para as apostas da Libertadores, proporcionando um leque vasto de opções para os adeptos do mercado de betting.
Histórico do confronto
Em um clássico com 84 anos de história, foram disputadas 104 partidas oficiais, com 40 vitórias do Palmeiras, 31 triunfos do Botafogo e outros 33 empates. O Verdão é quem também marcou mais gols, mandando 154 bolas para o fundo das redes botafoguenses, enquanto o time da Estrela Solitária comemorou 129 tentos.
Neste ano, as duas equipes se enfrentaram apenas uma vez até aqui, há menos de um mês, e o Fogão levou a melhor por 1 a 0 em jogo válido pela 17ª rodada do Brasileirão, gol de Tiquinho Soares. Vale ressaltar que dos últimos dez encontros, apenas três terminaram com uma vantagem de dois ou mais gols de diferença, mostrando bastante equilíbrio entre os times.
Em Libertadores, esta será apenas a segunda vez na história que Palmeiras e Botafogo medirão forças. Na edição de 1973, foram três jogos, dois pela fase de grupos (com uma vitória para cada lado) e outro como desempate, já que os dois clubes terminaram com o mesmo número de pontos e apenas o primeiro colocado avançava para um novo triangular semifinal.
Nesse tira-teima, os cariocas triunfaram por 2 a 1 no Rio de Janeiro e seguiram adiante no torneio. No entanto, acabaram eliminados por Colo-Colo (CHI) e Cerro Porteño (CHI) na fase seguinte, ficando de fora da decisão.
Como chega o Botafogo para o duelo
O Botafogo é o único time entre os 16 classificados para as oitavas de final que precisou disputar as etapas prévias à fase de grupos para então entrar na competição. Depois de derrubar o Aurora (BOL) e o Red Bull Bragantino, enfim o torcedor alvinegro pôde respirar aliviado e comemorar a vaga no torneio.
Depois de duas derrotas nos dois primeiros jogos, a equipe reagiu bem e marcou três vitórias e um empate nas rodadas restantes, garantindo assim a segunda colocação no Grupo D, perdendo apenas no saldo de gols para o líder Júnior Barranquilla.
Para o duelo contra o Palmeiras, o técnico português Artur Jorge tem uma série de problemas e já sabe que não poderá contar com seu principal jogador no ano, o atacante Júnior Santos, devido uma fratura na tíbia. O ponta-direita é inclusive o artilheiro disparado da Libertadores com nove gols, mas não tem prazo de retorno definido.
Além dele, não vão a campo os também lesionados Eduardo, Jeffinho, Rafael e Matheus Nascimento, enquanto o lateral-direito Damián Suárez foi afastado por motivos disciplinares. As esperanças ficam novamente nos pés de Tiquinho, que tem oito gols e oito assistências em 2024.
Como vem o Palmeiras para o confronto
Dono da terceira melhor campanha geral da fase de grupos, o Palmeiras vem em um momento de oscilação na temporada. Depois de conquistar o Campeonato Paulista e sobrar nos jogos iniciais da Libertadores, o alviverde se afastou da liderança do Brasileirão após uma série de derrotas e foi eliminado da Copa do Brasil pelo Flamengo nas oitavas de final. Por isso, uma nova decepção no torneio continental pode reverberar de maneira negativa dentro do clube.
Até aqui, o Verdão tem o melhor ataque da competição ao lado do Atlético-MG, ambos com 14 gols marcados. Mais do que isso, os paulistas seguem invictos, com quatro vitórias e dois empates no Grupo F, que também contava com San Lorenzo (ARG), Independiente del Valle (EQU) e Liverpool (URU).
O meia Raphael Veiga é um dos destaques da equipe na Libertadores, com três assistências, dividindo a liderança no quesito com uma lista extensa de concorrentes, incluindo dois botafoguenses, Tiquinho Soares e Jefferson Savarino.
Para o duelo de quarta-feira, Abel Ferreira não terá à disposição os machucados Piquerez e Dudu e o suspenso Richard Ríos. O jovem Estêvão e o meia Felipe Anderson, principal contratação alviverde nesta janela, são dúvidas, mas podem entrar em campo seja como titulares ou no decorrer da partida.
Odds para o duelo
Vitória do Botafogo: 2,37
Vitória do Palmeiras: 3,00
Empate: 3,25