Facebook

Pênaltis, sufoco e emoção até o último lance: as oitavas de final da Libertadores 2024

Clássicos brasileiros são destaques da emocionante rodada desta semana

Todas as mais altas expectativas foram confirmadas. As oitavas de final da Copa Libertadores da América entregaram de tudo um pouco e não faltou emoção em cada um desses confrontos. Até para quem não torce para nenhum dos times envolvidos, a diversão foi garantida, com gols, decisão por pênaltis e indefinição até o apito final.

A rodada desta semana também foi um prato cheio para os palpiteiros, que tiveram várias oportunidades de apostas na Libertadores, com oito jogos repletos de ação e possibilidades.

Agora, a competição segue para suas fases decisivas com apenas oito equipes na briga pelo título, cinco delas brasileiras, uma argentina, uma uruguaia e outra chilena. Quem conquistará a glória eterna em 2024?

Fluminense (4)2×1(2) Grêmio

Foto: Fluminense

No Maracanã, o Fluminense deixou de lado o péssimo momento que atravessa no Campeonato Brasileiro e reviveu suas melhores noites de Libertadores. Depois de sofrer a virada para o Grêmio na partida de ida, em Curitiba, o Tricolor das Laranjeiras foi atrás do resultado em casa e devolveu o mesmo placar, levando a definição para os pênaltis.

Na marca da cal, brilhou a estrela do goleiro Fábio, que aos 43 anos de idade continua sendo decisivo e pegou duas cobranças. Pelo lado carioca, apenas Ganso errou sua batida, mas seus companheiros marcaram quatro vezes e colocaram o atual campeão de volta às quartas de final do torneio.

O craque do dia, no entanto, foi o atacante colombiano Jhon Arias, que deu a assistência para o gol de Thiago Silva aos 14 minutos de jogo e também deixou a sua marca ainda no primeiro tempo. O camisa 21 ainda converteu sua cobrança nas penalidades e recebeu a nota de 8,9 do Sofascore. Do lado gaúcho, o lateral-direito Gustavo Martins foi o destaque, tendo marcado o gol gremista na segunda etapa e recebido uma avaliação de 7,2.

Junior Barranquilla 1×2 Colo-Colo

Foto: Colo-Colo

Na Colômbia, o Júnior Barranquilla (COL) era mais uma equipe que precisava reverter a vantagem do adversário, depois de perdido por 1 a 0 para o Colo-Colo (CHI) em Santiago. No entanto, mesmo jogando diante de seus torcedores, o time não fez a sua parte e acabou derrotado mais uma vez, agora por 2 a 1. Chances não faltaram para o Junior, que chutou 20 vezes ao gol, mas apenas quatro na direção certa.

Apesar da derrota, o meia Didier Moreno foi o melhor em campo, com média de 8,5, tendo sido responsável pela assistência para o gol de Carlos Bacca. Pelo lado chileno, o autor do gol no jogo de ida, Vicente Pizarro, teve avaliação de 7,6 e ficou acima até mesmo dos companheiros que marcaram em Barranquilla, o zagueiro Maximiliano Falcón e o ponta-esquerda Lucas Cepeda.

Atlético-MG 1×0 San Lorenzo

Foto: Atlético-MG

Foi no sufoco, mas o Galo também está garantido nas quartas de final. Depois do empate por 1 a 1 em Buenos Aires, o time mineiro teve muitas dificuldades diante do San Lorenzo em Belo Horizonte e confirmou a classificação com um gol já na reta final da partida, marcado pelo zagueiro Rodrigo Battaglia aos 20 minutos do segundo tempo, após cruzamento de Gustavo Scarpa.

Apesar de jogar na Arena MRV, o Atlético-MG demorou para se impor no jogo e sofreu alguns sustos no primeiro tempo. Precisando do resultado para evitar os pênaltis, o alvinegro foi para a cima na segunda metade e acabou premiado com o gol solitário de um jogador argentino.

Não à toa, Battaglia recebeu a maior nota do Sofascore, um 7,7, empatado com o seu companheiro de zaga Junior Alonso. Mais do que o tento salvador, o camisa 21 também foi importante nas ações defensivas, bloqueando chutes e ganhando bolas pelo alto.

The Strongest 1×0 Peñarol

Foto: Peñarol

De todos os confrontos desta semana, o The Strongest (BOL) é com sobras quem tinha a missão mais complicada. Depois de perder por 4 a 0 em Montevidéu, a equipe boliviana precisava de um verdadeiro milagre contra o Peñarol em La Paz para seguir na competição. Nem mesmo a altitude da capital do país foi capaz de ajudar o suficiente, e o time da casa acabou vencendo por apenas 1 a 0, dando adeus à Libertadores 2024.

Enrique Triverio, aos 44 minutos do primeiro tempo, marcou de pênalti o único gol do jogo e acabou recebendo a maior nota da noite, 7,9, ao lado do seu parceiro de ataque Luciano Ursino.

Já o Peñarol volta a disputar as quartas de final depois de 13 anos. Vice-campeão em 2011, caindo para o Santos de Neymar na decisão, os pentacampeões sul-americanos disputaram a competição mais nove vezes e em todas caíram ainda na fase de grupos.

River Plate 2×1 Talleres

Foto: River Plate

No único duelo 100% argentino destas oitavas de final, o River Plate confirmou o favoritismo em casa diante do Talleres. Depois de vencer por 1 a 0 na casa do rival, o time novamente comandado por Marcelo Gallardo fez valer a força da torcida no Monumental de Nuñez e ganhou novamente, desta vez por 2 a 1, gols de Miguel Borja e Santiago Simón. Federico Gotti ainda descontou para os visitantes, mas já era tarde.

Autor de uma assistência, três interceptações, quatro passes chaves e duas faltas recebidas, o ponta-esquerda Maximiliano Meza terminou o jogo com nota de 7,9, a mais alta entre todos os jogadores que estiveram em campo na capital argentina.

Palmeiras 2×2 Botafogo

Foto: Vítor Silva/BFR

O jogo mais aguardado da semana fez jus a qualquer expectativa criada e trouxe altas emoções até depois de parecer que tudo estava definido. Com mais um grande espetáculo, Palmeiras e Botafogo escreveram mais um grande capítulo de uma nova rivalidade que vem surgindo no futebol brasileiro. Melhor para os cariocas, que desta vez espantaram qualquer maldição e conseguiram segurar a vantagem para avançar às quartas de final após sete anos.

A equipe alvinegra entrou em campo com a vantagem de ter vencido por 2 a 1 no Rio de Janeiro, mas não parecia satisfeita com isso e criou algumas das melhores oportunidades do primeiro tempo. No segundo, o Fogão não desperdiçou suas chances e chegou a abrir 2 a 0, dando a impressão de que o duelo estava resolvido.

Mas quando se tem do outro lado o Palmeiras de Abel Ferreira, nada está decidido até acabar. E como uma viagem no tempo, remetendo à incrível virada por 4 a 3 no dia 1º de novembro de 2023, pelo Brasileirão, o alviverde paulista buscou forças para reagir nos últimos minutos e por muito pouco não virou novamente e levou a decisão para os pênaltis. Isso só não aconteceu, porque a bola bateu na mão de Gustavo Gómez no lance do terceiro gol palmeirense.

Dentre tantos protagonistas, o camisa 10 botafoguense Jefferson Savarino foi eleito o melhor em campo pela Conmebol e pelo Sofascore, com nota de 8,3. Afinal, ele deu a assistência para o gol Igor Jesus e também marcou o seu, oito minutos depois. Flaco López e Rony empataram para os donos da casa, mas em vão, porque o Botafogo é quem segue adiante.

Últimas notícias

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner