Jogar em La Paz nunca é fácil em qualquer situação, mas enfrentar os 3.640 metros de altitude contra uma equipe bem montada e sem alguns dos seus principais atletas se torna uma tarefa ainda mais ingrata. E é isso o que Flamengo terá pela frente na partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores nesta quinta-feira.
Depois de vencer o primeiro jogo no Maracanã por 2 a 0, o Rubro-Negro enfrentará o Bolívar no estádio Hernando Siles podendo perder por até um gol de diferença, mas terá sete importantes baixas para o confronto. Embora seja uma vantagem confortável, a equipe comandada pelo técnico Tite precisará lutar muito para segurar essa margem a seu favor.
Para piorar, o histórico joga contra o time brasileiro, que perdeu todos os três jogos que já fez diante do rival fora de casa. Até por isso, é o Bolívar o favorito para ganhar a partida, de acordo com as odds de apostas da Libertadores, porém, o Fla é o mais cotado para se classificar, já que conquistou um bom resultado no Rio de Janeiro.
Serão 90 minutos de muita emoção para a maior torcida do país. Em caso de derrota por dois gols de diferença, a vaga para as quartas de final será definida nos pênaltis. Quem avançar pega Peñarol (URU) ou The Strongest (BOL) na próxima fase.
Ficha técnica
Bolívar (BOL) x Flamengo – Oitavas de final da Copa Libertadores 2024 (volta)
Local: Estádio Hernando Siles, La Paz, Bolívia
Data e horário: quinta-feira, 22 de agosto, às 21h30 (Brasília)
Transmissão: ESPN Brasil e Disney+
Confronto direto
O retrospecto entre Bolívar e Flamengo é rigorosamente equilibrado, com três vitórias para cada lado e um empate em sete jogos. Os cariocas, porém, marcaram mais gols, 15 a 10.
Tamanha paridade é possível graças ao ótimo desempenho dos mandantes, já que nenhuma das duas equipes perdeu para o oponente jogando em casa. No Rio de Janeiro, o Fla levou a melhor três vezes e empatou outra, enquanto os bolivianos venceram todas as três atuando em La Paz.
Curiosamente, esta é a primeira vez que as duas equipes se encontram num confronto eliminatório, já que nas outras ocasiões os jogos foram válidos pela fase de grupos, em 1983, 2014 e na atual edição de 2024.
Como chega o Bolívar para o jogo
Provável escalação
Lampe; Jesús Sagredo, Orihuela, Anderson de Jesus e José Sagredo; Justiniano, Saucedo e Ramiro Vaca; Fábio Gomes, Bruno Sávio e Oviedo. Técnico: Flávio Robatto.
Eliminado nas quartas de final do torneio Apertura, o Bolívar é o atual líder do Clausura, o segundo turno do Campeonato Boliviano, competição na qual é o maior vencedor do país com 30 títulos. Nos últimos cinco jogos, considerado o calendário nacional e a Libertadores, a equipe da capital somou três vitórias, um empate e uma derrota, justamente para o Flamengo na semana passada. Sem nenhum desfalque, o técnico Flávio Robatto terá força total para o duelo decisivo contra os brasileiros.
De olho neles: o meia Ramiro Vaca é uma das principais referências desta nova era do Bolívar, que conta com uma espécie de consultoria do Grupo City desde 2021. O camisa 11 está no clube há mais de um ano e meio e é um dos destaques da equipe na atual temporada, com sete gols e sete assistências. Além dele, o brasileiro Bruno Sávio, tem sete gols e nove passes decisivos para seus companheiros, formando uma dupla de sucesso com Vaca.
Como vem o Flamengo para a partida
Desfalques certos
- Wesley (lesão na coxa)
- Matías Viña (lesão no joelho)
- Arrascaeta (lesão na coxa)
- Allan (traços falcêmicos)
- Everton Cebolinha (lesão no tendão de Aquiles)
- Gabriel Barbosa (lesão na coxa)
- Pedro (lesão na coxa)
Provável escalação
Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Ayrton Lucas; Léo Ortiz, Pulgar, De La Cruz, Gerson; Luiz Araújo e Bruno Henrique. Técnico: Tite.
Não bastasse a enorme lista de desfalques por lesão, o Fla ainda tenta esquecer a goleada sofrida para o Botafogo no último fim de semana pelo Brasileirão. O momento definitivamente não é bom e causa preocupação na torcida. Afinal, o time venceu apenas um dos últimos cinco jogos, com três derrotas e um empate no período.
Das sete baixas para o duelo frente os bolivianos, ao menos cinco eram considerados titulares absolutos, casos de Wesley, Matías Viña, Arrascaeta, Everton e Pedro. No entanto, Allan vinha ganhando chances na equipe e Gabigol sempre foi considerado um 12º titular.
Olho neles: depois de não atuarem no Brasileirão, poupados após sentirem incômodos musculares, Nicolas De la Cruz e Luiz Araújo voltaram a treinar e devem ser as principais armas do Mengão na Bolívia.
Odds para o duelo
Vitória do Bolívar: 1,90
Vitória do Flamengo: 4,00
Empate: 3,50
Classificação do Bolívar: 4,20
Classificação do Flamengo: 2,54