Dentre todos os confrontos da fase de oitavas de final da Copa Libertadores 2024, a missão mais complicada é, sem dúvidas, do The Strongest (BOL). Depois de sofrer uma goleada por 4 a 0 no jogo de ida para o Peñarol (URU), em Montevidéu, a equipe boliviana precisará no mínimo de uma vitória por quatro gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis.
Apesar de serem os favoritos para vencer a partida, segundo das cotações de apostas da Libertadores, os donos da casa são vistos como azarões para uma classificação às quartas de final. No entanto, em 2024 o The Strongest já conseguiu duas vitórias pelo placar que precisa, uma delas na própria competição, ainda na fase de grupos.
Por isso, embora muito difícil, a missão boliviana não é impossível e tem a seu favor os 3.640 metros de altitude de La Paz, sempre um 13º jogador, já que a apaixonada torcida aurinegra também atua de forma vibrante o tempo todo. Lembrando que quem avança enfrenta na próxima fase o vencedor do duelo entre Bolívar (BOL) e Flamengo.
Saiba tudo sobre esse jogaço que acontece na quarta-feira e conheça todos os detalhes que podem fazer a diferença nos seus palpites!
Ficha Técnica
The Strongest (BOL) x Peñarol (URU) – Oitavas de final da Copa Libertadores 2024 (volta)
Local: Estádio Hernando Siles, La Paz, Bolívia
Data e horário: quarta-feira, 21 de agosto, às 19h (Brasília)
Transmissão: ESPN Brasil e Disney+
Confronto direto
Ao longo da história, Peñarol e The Strongest se enfrentaram nove vezes, todos os duelos pela Libertadores. O retrospecto é amplamente favorável aos uruguaios, com seis vitórias, um empate e duas derrotas. São 24 gols marcados e apenas seis sofridos.
Também foi a equipe de Montevidéu a protagonista das maiores goleadas do confronto, com um histórico 9 a 0 em 1971 e dois triunfos por 4 a 0, em 2004 e na semana passada, sempre jogando em casa. Já o Strongest ganhou duas e perdeu outras duas atuando diante de sua torcida, tendo levado a melhor nos dois encontros mais recentes, em 2004 e 2018. A última derrota em La Paz para o adversário desta quarta aconteceu no já distante ano de 1989.
Como chega o The Strongest para o jogo
Provável escalação
Viscarra; Caire, Aimar, Jusino e Chura; Cuellar, Ursino, Ayarza; Ortega, Triverio, Joel Amoroso. Técnico: Ismael Rescalvo.
Semifinalista do torneio Apertura, o primeiro turno do Campeonato Boliviano, e atual vice-líder do Clausura, a segunda metade da competição, o The Strongest vem de duas derrotas consecutivas. Além da goleada para o Peñarol, foi superado no fim de semana pelo Real Tomayapo pela penúltima rodada da liga local.
Com isso, equipe chega pressionada para enfrentar os uruguaios. O alento é que em 2024, os bolivianos já obtiveram duas vezes o resultado necessário para o jogo desta quarta-feira. O mais recente deles aconteceu há pouco mais de duas semanas, quando goleou o Independiente Petrolero por 5 a 0 no campeonato nacional. Já em maio, os aurinegros bateram o Huachipato (CHI) por 4 a 0 na quinta rodada da fase de grupo da Libertadores.
Na competição continental, o clube terminou como o líder do Grupo C, empatado com o Grêmio, mas com um gol pró a mais. Foram três vitórias, um empate e duas derrotas, com direito a sofrer outra goleada por 4 a 0 para o Tricolor Gaúcho no último jogo. Isso significa que a equipe vem de dois acachapantes revezes no torneio, com oito gols sofridos e nenhum marcado.
Como vem o Peñarol para a partida
Provável escalação
Aguerre; Milans, Léo Coelho, Guzman Rodríguez e Oliveira; Cabrera, Damián Garcia, Javier Méndez e Lucas Hernández (Gastón Ramirez); Maxi Silveira e Leo Fernandez. Técnico: Diego Aguirre.
Confiança é o que não falta para os pentacampeões da Copa Libertadores. Vindo de seis jogos invicto, apesar de ter perdido o título do primeiro turno do Campeonato Uruguaio para o arquirrival Nacional nos pênaltis, o Peñarol chega com moral elevada nesta partida e deverá jogar com o regulamento embaixo do braço.
A última vez que os uruguaios perderam por quatro ou mais gols de diferença foi em 2017, quando caíram por 6 a 2 para o Jorge Wilstermann, também da Bolívia, na primeira rodada da fase de grupos. Já são quase sete anos e meio sem sofrer uma derrota tão grande, o que joga a favor dos aurinegros de Montevidéu.
Odds para o duelo
Vitória do The Strongest: 1,41
Vitória do Peñarol: 7,00
Empate: 4,75
Classificação do The Strongest: 9,50
Classificação do Peñarol: 1,03