Depois de colocar representantes em seis das últimas oito finais, conquistando três títulos (um deles em tributo à Chapecoense após o trágico acidente aéreo de 2016), o futebol brasileiro tenta repetir essas campanhas de sucesso para voltar a vencer a Copa Sul-Americana, algo que não acontece desde 2021.
Nesta semana será dado início à fase de oitavas de final da competição, com a participação de cinco equipes do país. Duas delas se enfrentam logo de cara, o que ao menos garante uma nas quartas de final. Tal duelo nacional será entre Red Bull Bragantino e Corinthians, que fazem o primeiro jogo às 21h30 de terça-feira, em Bragança Paulista.
Este será um dos dois confrontos entre times do mesmo país nesta fase do torneio, que também terá o duelo entre os paraguaios do Libertad e do Sportivo Ameliano.
Apesar de ter um prestígio menor do que a Libertadores, a Copa Sul-Americana vem se consolidando cada vez mais como uma competição de alto nível e relevância no cenário continental. Mais do que uma vaga para o campeão na própria Libertadores, é uma gigante oportunidade de vitrine, boas premiações e de conquistar um título internacional.
Não menos atraentes são as opções de apostas na Sul-Americana, que vão muito além dos resultados finais de cada partida. Nas mais diferentes e conceituadas plataformas digitais, é possível arriscar palpites em diversos atributos de jogo, como número de cartões, escanteios, quem marcará o primeiro gol, handicaps e muito mais.
Histórico do confronto
Já são 58 anos de história desde o primeiro confronto entre Corinthians e Bragantino pelo Paulistão de 1966, com vitória do Timão por 3 a 0. Os dois clubes já se enfrentaram 61 vezes, com 25 triunfos corintianos, 15 do Braga e 21 empates.
Considerando apenas a nova era da equipe de Bragança, sob o comando da Red Bull desde 2019, foram realizadas 14 partidas, com 4 vitórias do Corinthians, seis do Bragantino e quatro igualdades. O duelo mais recente, há apenas três dias, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou em 1 a 1 na Neo Química Arena.
Este será ainda o primeiro confronto internacional entre os dois clubes, que já se enfrentaram pelas Séries A e B do Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Paulista. O duelo mais marcante aconteceu nas quartas de final do Brasileiro de 1994, com empates por 1 a 1 e 0 a 0, que garantiram a classificação corintiana à semi.
Como chega o Bragantino para o duelo
Depois de terminar o Brasileirão do ano passado entre no G6, mas ficar de fora da fase de grupos da Libertadores ao cair na terceira e última rodada da fase prévia da competição, o Red Bull Bragantino ganhou uma nova chance ao ter o direito jogar a Sula, competição na qual já foi vice-campeã em 2021, perdendo a final para o Athletico-PR em Montevidéu.
Com isso, a equipe de Bragança Paulista mantém vivo o sonho de conquistar seu primeiro título internacional ainda em 2024. Na atual campanha, terminou o Grupo H na segunda posição e precisou disputar um playoff contra o Barcelona (EQU), terceiro colocado no Grupo B da Libertadores. Os brasileiros avançaram com um empate por 1 a 1 em Guayaquil e triunfo por 3 a 2 em casa.
Os destaques da equipe na competição até aqui são o ponta-direita Helinho, com quatro gol em quatro jogos, e o centroavante Thiago Borbas, com os mesmos quatro tentos, mas em oito partidas. No ano, os dois também dividem a artilharia do time, com 11 bolas na rede cada.
Como vem o Corinthians para o confronto
Duas vezes semifinalista, em 2019 e 2023, o Corinthians tenta, em sua nona participação no torneio, levantar um dos poucos troféus que ainda não tem em sua galeria. Apesar de a fase não ser boa, estando na zona de rebaixamento no Brasileirão, o time do Parque São Jorge registrou a segunda melhor campanha geral na fase de grupos e passou com sobras no primeiro lugar do Grupo F.
O grande problema é que enfrentará uma equipe a qual não vence há dois anos, com quatro derrotas e um empate nos últimos cinco jogos, tendo marcado apenas um gol no período. O tento foi de Talles Magno aos 49 do segundo tempo na recente partida de sábado.
Resta ao torcedor do Timão saber qual Corinthians entrará em campo nesta terça-feira. Se será o do Brasileiro, que tem o terceiro pior ataque do campeonato, ou o da Sul-Americana, que registou o quarto melhor desempenho ofensivo de toda a primeira fase.
O homem-gol do time no ano, Yuri Alberto, com 17 bolas na rede, está machucado. Além dele, o vice-artilheiro Ángel Romero, com 9 gols, também não vai ao interior do estado com uma lesão muscular. Caberá ao recém contratado Talles Magno novamente tentar fazer a diferença.
Odds para o duelo
Vitória do Bragantino: 2,25
Vitória do Corinthians: 3,50
Empate: 3,00