Facebook

Rivalidade em dose tripla: Fortaleza, Athletico-PR e Cruzeiro encaram argentinos na Sula

Duelos agitarão a rodada de oitavas de final da Copa Sul-Americana neste meio de semana

A maior rivalidade do mundo estará posta em dose tripla na rodada de oitavas de final da Copa Sul-Americana neste meio de semana. Nada menos do que três duelos entre times brasileiros e argentinos vão esquentar de vez o início da fase de mata-mata da competição.

Enquanto o Fortaleza visitará o Rosario Central nesta quarta-feira, no dia seguinte o Athletico-PR recebe o Belgrano e o Cruzeiro desafia o Boca Juniors fora de casa, pelos jogos de ida. As partidas de volta acontecem já na semana que vem nos mesmos dias e horários.

Para quem gosta de grandes emoções e bom futebol, esses confrontos são imperdíveis e uma grande oportunidade também para fazer apostas na Sul-Americana, com um leque vasto de opções para palpitar em cada uma das partidas.

Tudo sobre Rosario Central x Fortaleza

Atual vice-campeão, depois de perder a decisão do ano passado para a LDU (EQU) nos pênaltis, o Fortaleza volta à Sul-Americana com a missão de conquistar o primeiro título de sua centenária história.

Na atual edição, a equipe cearense brilhou e garantiu a liderança do Grupo D com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Destaque para os confrontos diante do poderoso Boca Juniors, bicampeão do torneio, com uma estrondosa vitória por 4 a 2 no Castelão e um empate heroico na Bombonera por 1 a 1.

Apesar da eliminação na Copa do Brasil na terceira rodada, o Fortaleza vive grande momento e ocupa a vice-liderança do Brasileirão com um jogo a menos do que o líder Botafogo. Portanto, é um time que chega com moral para tentar reescrever sua história no cenário continental.

Sem seu principal artilheiro, o argentino Juan Martín Lucero, autor de 22 gols em 45 jogos em 2024 e que está lesionado, o Leão aposta na experiência de Yago Pikachu, que já balançou as redes quatro vezes na competição e ainda deu uma assistência.

Do outro lado, o Rosario Central tenta recuperar seu prestígio no futebol sul-americano, já que nunca alcançou sequer a semifinal do torneio e na Libertadores não passa das quartas de final desde 2001. O único título internacional do clube, aliás, foi na extinta Copa Conmebol em 1995, ao bater o Atlético-MG nos pênaltis.

Em 2024, a equipe disputou a Libertadores e ficou com o terceiro lugar do Grupo G, atrás do próprio Galo e do Peñarol. Com isso, ganhou a oportunidade de disputar os playoffs da Sul-Americana e tentar uma vaga nas oitavas de final, eliminando o Internacional após uma vitória por 1 a 0 em Rosário e empate por 1 a 1 em Porto Alegre. O destaque da equipe na atual temporada é o centroavante Agustín Módica, que marcou sete gols em 21 jogos.

Tudo sobre Athletico-PR x Belgrano

Único clube brasileiro a conquistar duas vezes a Copa Sul-Americana, o Athletico-PR tenta reafirmar seu reinado no torneio, estando entre os maiores vencedores ao lado de dois clubes argentinos (Boca Juniors e Independiente) e dois equatorianos (Independiente del Valle e LDU).

Campeão em 2018 e 2021, o Furacão não teve vida fácil nesta edição e, apesar das quatro vitórias e duas derrotas, acabou ficando com a segunda posição do Grupo E, atrás do Sportivo Ameliano (PAR) por um ponto. Com isso, precisou disputar os playoffs para se garantir nas oitavas de final, deixando para trás o Cerro Porteño com 3 a 2 no placar agregado dos dois jogos.

Dono do melhor ataque na fase de grupos, com 17 gols marcados, o time de Curitiba tem como principal referência ofensiva o centroavante Gonzalo Mastriani, que balançou as redes adversárias seis vezes em oito jogos. Já o meia Bruno Zapelli é o maior garçom, com três assistências em sete partidas.

Por sua vez, os donos da casa neste duelo de ida chegam empolgados com uma campanha invicta até aqui. Na fase anterior, foram três vitórias e três empates, além de registrar uma das defesas menos vazadas, com apenas três gols sofridos.

Líder do Grupo C, deixando para trás o Internacional, o Belgrano disputa a Sul-Americana apenas pela terceira vez, tendo como melhor campanha as oitavas de final em 2016. Naquele ano, depois de eliminar o Estudiantes (ARG), o time argentino caiu para o Coritiba, maior rival do Athletico, nos pênaltis.

Sem ter um grande destaque na competição até o momento, já que o time também marcou poucos gols (apenas sete em seis jogos), é bom ficar de olho no centroavante Franco Jara, responsável por nove tentos em 14 jogos disputados na atual temporada.

Tudo sobre Boca Juniors x Cruzeiro

Na tão temida e pulsante La Bombonera, em Buenos Aires, o Boca Juniors reencontrará um velho carrasco, o goleiro Cássio, que hoje defende a meta mineira, mas já fez estragos em solo argentino atuando com a camisa do Corinthians. Ídolo da Fiel, o jogador de 37 anos enfrentou o Boca oito vezes na carreira, com duas vitórias, cinco empates e uma derrota. Mais do que isso, sofreu apenas quatro gols e defendeu duas cobranças na decisão por pênaltis nas oitavas de final da Libertadores em 2022.

De volta ao estádio argentino, Cássio é um dos líderes de um Cruzeiro que terminou na liderança do Grupo B sem perder um único jogo. Sexta colocada no Brasileirão, a Raposa vive bom momento e conta também com a ótima fase do meia Matheus Pereira, maior artilheiro e garçom do time no ano, com nove gols e 12 assistências em 38 jogos.

Já o Boca chegou a esta etapa depois de disputar os playoffs contra o Independiente del Valle (EQU), num confronto bastante equilibrado. Após empate sem gols fora de casa, a equipe de Buenos Aires avançou graças a Edinson Cavani, que marcou o tento solitário na partida de volta, na Bombonera.

A equipe hoje vive momento conturbado no cenário nacional, ocupando a modesta 15ª colocação na segunda fase do Campeonato Argentino após dez rodadas disputadas. Ao menos, o clube tem um dos artilheiros da competição, o uruguaio Miguel Merentiel, com 11 gols. Ele tem 14 tentos em 34 jogos na atual temporada, atrás somente do próprio Cavani, que balançou as redes 16 vezes em 24 partidas.

Odds para os três duelos

Vitória do Rosario Central: 2,54
Vitória do Fortaleza: 3,10
Empate: 3,00

Vitória do Athletico-PR: 1,50
Vitória do Belgrano: 7,00
Empate: 4,00

Vitória do Boca Juniors: 2,30
Vitória do Cruzeiro: 3,40
Empate: 3,00

Últimas notícias

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner